201801201711scaler

SCALER promove simbiose industrial na Europa

Nos dias 15 e 16 de novembro, em Bruxelas, decorreu a reunião de arranque do projeto europeu SCALER- Scaling European Resources with Industrial Symbiosis. Este projeto pretende criar mecanismos para intensificar a aplicação de práticas de simbiose industrial na Europa, através do desenvolvimento de planos de ação e soluções adaptadas às várias partes interessadas, ou seja, indústrias, associações industriais e empresariais, bem como as autoridades regionais e nacionais.

Numa primeira fase, o projeto irá avaliar como desbloquear a implementação alargada da simbiose industrial, através da identificação de casos de sucesso, incentivos, métodos e ferramentas facilitadoras. Numa segunda fase, será avaliado o potencial associado à simbiose industrial, através do mapeamento e caracterização de sinergias promissoras, e avaliação do respetivo impacte ambiental, social e económico. Finalmente numa terceira fase será desenvolvido um Plano de Ação para a Simbiose Industrial na Europa, que deverá identificar cenários futuros, produzir recomendações e guias de apoio à implementação destinados às várias partes interessadas. 

AdobeStock 417162790

SCALER

Aumentar a adoção da Simbiose Industrial (SI) na Europa. A inovação consiste na produção de ferramentas e métodos direcionadas para vários stakeholders com vista a facilitar a identificação do potencial, análise de viabilidade e implementação de sinergias que permitam uma gestão coletiva de recursos e resíduos. Um dos objetivos é a conceção de uma base de dados de tecnologias facilitadoras de SI.

O ISQ coordena o projeto, em que participam a Universidade de Cambridge, Universidade de Chalmers, Climate KIC, STRANE Innovation e Quantis.

O projeto é financiado pelo Programa Horizonte 2020 e decorre entre novembro de 2017 e abril de 2020, sendo desenvolvido por um consórcio liderado pelo ISQ e que integra outras quatro entidades de referência na área da sustentabilidade, nomeadamente a Universidade de Cambridge (Reino Unido), a Parceria Europeia Climate KIC (Alemanha), a Strane Innovation (França) e a Quantis (Suíça).

 

Similar Posts