soluções para energia
segurança, fiabilidade e maior eficiência para geração e transporte de energia
Facilitar a transição para as energias renováveis
O mercado da energia actual está a apostar na transição energética de fontes poluentes para fontes renováveis, nesta que será a década para Portugal avançar na neutralidade carbónica. Em resposta a este desafio, o ISQ dispõe de um conjunto de soluções dirigidas ao mercado da energia, para melhoria da eficiência e segurança de instalações e equipamentos e apoio à conversão em energias renováveis.
Como podemos apoiar o setor da geração e distribuição de energia
Realizamos serviços de Technical Due Diligences, Estudos de Impacto Ambiental, Estudos de Ruído, Supervisão de Construção, Inspeção de Fabrico de Componentes, Factory Acceptance Test, Site Acceptance Test, Comissionamento, Remant Life Extension, Inspeções periódicas, Inspeções de Operação e Manutenção
Como suporte a toda a actividade contamos com uma moderna e bem equipada rede de laboratórios acreditados, fixos e móveis, garantindo a conformidade com a legislação, normas, directivas e códigos aplicáveis.
Na formação de recursos humanos, para além de vários cursos digiridos especificamente à área da energia, destaca-se pela sua natureza o Ecotermolab – Laboratório de Formação e de Investigação e Desenvolvimento (ID&I) na área da energia.
O paradigma ambiental mudou, as expectativas do mercado são mais elevadas, a concorrência é global.
Como colocar o seu negócio na linha da frente?
O Gestor de Projetos é um especialista no setor onde o seu negócio se insere, com uma visão de conjunto dos serviços e valências do ISQ e de como estes se podem conjugar no seu interesse. Tem a capacidade de os articular em projetos como o seu, garantindo um resultado ótimo.
Contacte-o usando o formulário abaixo.
o ISQ é o seu parceiro com soluções completas para o setor da energia
O papel do ISQ neste setor
Sendo o maior Centro de Interface Tecnológico no país, o ISQ é uma entidade única que agrega quatro valências complementares:
Isto permite ao ISQ não só promover a transferência tecnológica e a inovação nas empresas, através de processos de certificação, melhoria da qualidade e eficiência na produção, apoio a atividades de inovação, acesso a tecnologias em desenvolvimento e formação de recursos humanos, como também prestar serviços de elevada qualidade e reconhecimento, de acordo com os mais rigorosos padrões e normas aplicáveis.
A confiança de ter o líder como parceiro
Experiência, know-how, recursos e reconhecimento
O ISQ na Energia
O setor de geração e distribuição de Energia envolve milhares de pessoas, trabalhadores das mais variadas empresas, laborando nos mais diversos locais e desenvolvendo uma multiplicidade de atividades, diversas vezes em condições extremas, sendo que a sua segurança constitui-se como um fator essencial. Ao longo dos anos o ISQ tem contribuído para garantir a segurança dos trabalhadores, mas também a segurança do processo e dos equipamentos e sistemas que nele são utilizados.
No conjunto das nossas atividades contribuimos há décadas para o desenvolvimento desta indústria.
ISQ no hidrogénio desde 2004
O ISQ iniciou a sua atividade na área do hidrogénio em 2004, através da participação no pioneiro e emblemático projeto europeu Naturalhy que investigou os efeitos da introdução de misturas de hidrogénio com gás natural para transporte na rede europeia de gás natural.
O projeto Naturalhy incidiu especialmente nas componentes de avaliação de materiais, metodologias de inspeção, de avaliação de risco e adequação das instalações existentes à introdução de misturas de gás natural com hidrogénio.
A oferta de soluções do ISQ para o Hidrogénio Verde é abrangente, cobrindo as várias fases da cadeia de valor, Produção, Distribuição e Utilização e tem como foco a maximização da segurança, fiabilidade e sustentabilidade.
Desde logo, de uma forma não exaustiva, nas áreas da segurança, na avaliação de risco, licenciamentos, na garantia da qualidade, na avaliação da integridade das infraestruturas, na análise de fiabilidade, modelação e otimização da integração dos sistemas energéticos e na avaliação do ciclo de vida e em diversas atividades de suporte como a avaliação metrológica, validação e certificação de equipamentos e a formação técnica.
HIDROGÉNIO
ISQ NO CONSÓRCIO H2 CoLAB GREEN HYDROGEN
COMPOSTO POR INSTITUIÇÕES ACADÉMICAS, CIENTÍFICAS E GRANDES PLAYERS TECNOLÓGICOS, ESTE CONSÓRCIO VISA SER UM CENTRO DE REFERÊNCIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
O ISQ integra o consórcio do H2 CoLAB Green Hydrogen, que visa o desenvolvimento de soluções de conteúdo científico e tecnológico relevante, bem como a promoção da economia do hidrogénio, permitindo a sua disseminação e uso generalizado, em segurança e a custos eficientes. O consórcio H2 CoLAB Green Hydrogen é composto por instituições académicas, científicas e grandes players tecnológicos que, globalmente, reúnem de forma articulada as competências mais relevantes e transversais na cadeia de valor do H2. Desta forma, será possível assegurar o sucesso do H2 CoLAB Green Hydrogen e torná-lo um centro de referência científica e tecnológica para desenvolver as soluções mais adequadas atuais, e garantir a sua liderança tecnológica.
Energia Solar Fotovoltaica
Portugal está na vanguarda dos países europeus com maior potencial de crescimento no mercado da energia solar e o ISQ tornou-se um parceiro importante das entidades que operam no setor. o apoio aos clientes – desde os pequenos produtores descentralizados até aos produtores/promotores das grandes centrais fotovoltaicas – é assegurado ao longo de todas as fases da cadeia de valor.
Os Serviços de Energia do ISQ apoiam os clientes ao longo de todas as fases da cadeia de valor através de:
- estudos prévios de viabilidade técnica e económica;
- análise de especificações técnicas;
- seleção de equipamentos e materiais, teste de aceitação (em fábrica e in site);
- gestão de projeto, fiscalização e acompanhamento de obra;
- comissionamento;
- monitorização e garantia de performance;
- operação & manutenção
No setor da produção descentralizada, o ISQ disponibiliza um serviço de consultoria especializado na elaboração de caderno de encargos e posterior análise qualitativa de propostas.
TRUST ENERGY
Central de ciclo combinado acompanhada pelo ISQ desde a construção
A Turbogás, central de ciclo combinado com 990 MW (três grupos de 330 MW), funciona a gás natural e começou a operar em 1999. Possui uma eficiência acrescida, aproveitando o calor dos gases da turbina para produzir vapor, que por sua vez aciona outra turbina. Ambas mobilizam o mesmo gerador, permitindo que seja atingido um rendimento superior a 50%.
Construída muito perto da Central Termoelétrica da Tapada do Outeiro, central a carvão desativada em 2004, o seu projeto foi sustentado na viabilidade económica do gasoduto, estando previsto que consumiria, a funcionar a plena potência, mais de 50% do gás natural transportado.
O ISQ participou na sua construção com serviços de CND e QA/QC, entre outros, e tem mantido uma relação permanente, acompanhando as paragens de manutenção.
PAPEL DO ISQ NAS EÓLICAS
O ISQ tem desempenhando um papel importante no setor do fabrico e da instalação de eólicas. Atua como entidade de primeira linha no controlo de qualidade em fábrica dos diversos componentes que constituem uma eólica (torres metálicas, fundações, nacelles, geradores e pás) e, neste âmbito, dispõe de equipas dedicadas para a realização das inspeções de controlo de qualidade e de NDT em fábrica.
O ISQ inspeciona componentes eólicos em fábrica com a EDP Renováveis, garante que os componentes libertados das fábricas saem em conformidade com os requisitos de qualidade estabelecidos nos cadernos de encargo do cliente. As inspeções realizadas em fábrica permitem reduzir os custos associados à falta de controlo de qualidade e às falhas que podem danificar a integridade da eólica.
Sendo uma entidade com forte componente laboratorial, o ISQ suporta as melhores empresas de fabrico de eólicas do mundo, como é o caso da Vestas, realizando ensaios de componentes de eólicas (vibração, temperatura e humidade, ensaios HIPOT) e ensaios customizados.
Além destes serviços, o ISQ tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento de novas tecnologias como o demonstrador do Windfloat (demofloat), no qual teve um papel importante nas atividades de I&D associadas ao projeto. No seguimento deste projeto, o ISQ esteve envolvido no controlo de qualidade na construção do Windfloat Atlantic.
PHASEWIND: “Investimento azul” para impulsionar as tecnologias sustentáveis
O ISQ desenvolveu um sistema integrado para inspeção e controlo não destrutivo de soldaduras das torres eólicas durante o fabrico – o Phasewind.
Este desenvolvimento do ISQ, para além de aumentar a produtividade na inspeção de torres de turbinas eólicas durante a fabricação, garante uma maior qualidade de inspeção, ao ajudar a eliminar o erro humano durante a decisão de inspeção e deteção de defeitos.
Uma solução inovadora de inspeção e monitorização que combina diferentes técnicas de ensaios não destrutivos e visuais para realizar inspeções de alta velocidade e automáticas às soldaduras das torres de turbinas eólicas. Este sistema de inspeção totalmente automático não requer intervenção humana durante a sua operação porque consegue digitalizar e analisar o cordão de solda através de uma câmara de alta resolução e de técnicas ultrasónicas avançadas que analisam 100% do volume das soldas automáticamente, detetando assim os defeitos, sem necessidade de presença de operadores.
WINDFLOAT: O primeiro parque eólico flutuante offshore em Portugal
O ISQ participa no projeto Windfloat, o primeiro parque eólico flutuante offshore em Portugal, instalado em Viana do Castelo. Os serviços prestados pelo ISQ consistem no controlo por ensaios não destrutivos, controle dimensional, ensaios de estanquicidade e de equipamentos. Com base nesta nova tecnologia, que permite a exploração eólica em ambiente marítimo para grandes profundidades, substituindo as tradicionais de torre fixa no fundo do mar, obtém-se energia limpa.
O projeto faz parte da Estratégia Industrial para as Energias Renováveis Oceânicas, cujo objetivo principal é a criação de um ‘cluster’ industrial exportador destas tecnologias energéticas limpas com um potencial para gerar 254 milhões de euros em investimento, 280 milhões de euros em valor acrescentado bruto, 119 milhões de euros na balança comercial e 1.500 novos empregos.
O Windfloat Atlantic, de aproveitamento da energia do vento, é coordenado pela EDP através da EDP Renováveis e integra o parceiro tecnológico Principle Power, a Repsol, a capital de risco Portugal Ventures e a metalúrgica A. Silva Matos.
Sistema Eletroprodutor do Alto Tâmega
O ISQ está presente neste projeto desde 2017, tendo realizado diversas atividades. Atualmente, assegura todo o controlo de qualidade da soldadura da conduta forçada que une as albufeiras de Gouvães a Daivões. Trata-se de uma tubagem de grande diâmetro construída em aço de elevada espessura, e que fica maioritariamente enterrada dentro da montanha.
Uma vez que não existe acesso à superfície exterior, todo o controlo na fase de montagem é efetuado pelo interior da tubagem. Para o efeito, a equipa de Engenharia de Ensaios Avançados do ISQ desenvolveu um sistema de inspeção automática baseado na tecnologia de ultrassons, que combina várias técnicas e permite examinar a soldadura. Assim, é possível garantir a conformidade através de uma elevada probabilidade de deteção, alta resolução e alta precisão no dimensionamento de descontinuidades, ocorrendo em simultâneo a gravação digital da aquisição integral dos dados provenientes da sondagem. Além disso, este sistema viabiliza a avaliação em tempo real e o registo permanente dos dados obtidos mediante ultrassons, tornando-se um meio importante para avaliação e comparação de futuros controlos de qualidade em serviço.