soluções para infraestruturas de investigação
criar e transferir conhecimento
Criar e transferir conhecimento no século 21
O mundo digital sempre ligado veio facilitar a transferência de conhecimento e tecnologia, abrindo as portas a novas formas de colaboração e ao papel fundamental dos centros de interface tecnológico. Paralelamente, o avançar do conhecimento humano obriga a equipamento de investigação científica mais preciso e complexo, com manutenção de alta qualidade. E em ambas vertentes o ISQ pode ajudar.
Soluções para apoiar infraestruturas de investigação
Num mundo já digital a investigação faz-se em tempo real, a exigência de precisão de medida é maior e os processos de colaboração necessariamente ágeis.
Como faz para o seu centro de investigação estar na linha da frente?
O Gestor de Projetos é um especialista no setor onde o seu negócio se insere, com uma visão de conjunto dos serviços e valências do ISQ e de como estes se podem conjugar no seu interesse. Tem a capacidade de os articular em projetos como o seu, garantindo um resultado ótimo.
Contacte-o usando o formulário abaixo.
Serviços completos para infraestruturas de investigação
O papel do ISQ neste setor
Sendo o maior Centro de Interface Tecnológico no país, o ISQ é uma entidade única que agrega quatro valências complementares:
Isto permite ao ISQ não só promover a transferência tecnológica e a inovação nas empresas, através de processos de certificação, melhoria da qualidade e eficiência na produção, apoio a atividades de inovação, acesso a tecnologias em desenvolvimento e formação de recursos humanos, como também prestar serviços de elevada qualidade e reconhecimento, de acordo com os mais rigorosos padrões e normas aplicáveis.
A confiança de ter o líder como parceiro
Presença do ISQ no I&D+i
ITER
O ITER está em construção em Saint-Paul-lez-Durance (Cadarache), sul da França. Os edifícios e a infraestrutura necessários para o “First Plasma” estão 75% concluídos, estando em curso a montagem do equipamento. Prevê-se a conclusão da primeira fase no final de 2025 com o “First Plasma”.
A partir de 2025, serão realizadas experiências com aumentos graduais de potência, alternando com períodos de desenvolvimento do processo. O arranque à potência total está previsto para 2035.
Equipas ISQ Alocadas
PORTUGAL · Oeiras
1 · DIVERSOS INSPETORES REALIZAM INSPEÇÕES PONTUAIS NOS VÁRIOS FORNECEDORES DA F4E
ESPANHA · Sede da F4E (Barcelona)
2 · MAGNETS, IN VESSEL, QUALITY TEAM
FRANÇA · ITER Site (Cadarache)
3 · MAGNETS, QUALITY TEAM, PF COILS
4 · CNIM (LA SEYNE SUR MER) — TF COIL
5 · ATMOSTAT (PARIS) — IN VESSEL
ITÁLIA · Walter Tosto (Chieti)
6 · VACCUM VASSEL, CASSETE BODY
7 · MAGGIAROTTI (MONFALCONI) — VACCUM VESSEL
8 · SIMIC (PORTO MARGHERA) — MAGNETS
CERN
Uma equipa do ISQ acompanhou durante vários anos a fabricação e instalação de diversos componentes, acessórios e várias estruturas deste que é considerado um dos maiores projetos de investigação da atualidade. Aqui, tudo começa numa “simples” garrafa de hidrogénio — “The Bottle to Bang”.
ESA
Ao longo dos últimos anos, o ISQ e a ESA têm sido parceiros em diversos projetos, destacando-se recentemente a avaliação da disponibilidade e adequabilidade de tratamentos de superfície alternativos aos contendo crómio hexavalente.
CNES / ARIANESPACE — KOUROU
Desde 2003 que uma equipa integra o serviço de garantia da qualidade, atuando nas áreas da Qualidade Solo, Fluidos e Mecânica, Segurança, Qualidade Bordo e Satélites. Mais uma vez, o hidrogénio funciona aqui como combustível do andar principal do Ariane 5.
ESO
A participação atual do ISQ no projeto ELT (Extremely Large Telescope) consiste na permanência de uma equipa na Garantia da Qualidade em Garching (Munique), sede do ESO. O ELT terá um espelho principal de 39 metros de diâmetro composto por 798 segmentos. O telescópio será o maior alguma vez construído e ficará instalado em Cerro Armazones, perto do Paranal, Chile.