soluções para a indústria ligeira e de manufatura
Segurança, fiabilidade, eficiência e inovação para a sua instalação industrial
Concorrer num mercado global
A globalização abriu mercados mas também concorrência. Eficiência, qualidade, just-in-time, sustentabilidade e ambiente passaram a ser conceitos fundamentais na indústria. Mas também, e acima de tudo, inovação, flexibilidade, agilidade e capacidade de criar e produzir em tempo real. O ISQ disponibiliza soluções que apoiam em todos estes vetores, para trazer mais competitividade ao negócio.
Soluções para o setor da indústria ligeira e de manufatura
O ISQ é reconhecido como Organismo Notificado e acreditado como Organismo de Inspecção Sectorial no âmbito de várias Directivas Europeias.
O consumo mudou, as expectativas dos clientes são mais elevadas, a concorrência não descansa.
Como colocar o seu negócio na linha da frente?
O Gestor de Projetos é um especialista no setor onde o seu negócio se insere, com uma visão de conjunto dos serviços e valências do ISQ e de como estes se podem conjugar no seu interesse. Tem a capacidade de os articular em projetos como o seu, garantindo um resultado ótimo.
Contacte-o usando o formulário abaixo.
o ISQ é o seu parceiro com soluções completas para a indústria ligeira e de manufatura
O papel do ISQ neste setor
Sendo o maior Centro de Interface Tecnológico no país, o ISQ é uma entidade única que agrega quatro valências complementares:
Isto permite ao ISQ não só promover a transferência tecnológica e a inovação nas empresas, através de processos de certificação, melhoria da qualidade e eficiência na produção, apoio a atividades de inovação, acesso a tecnologias em desenvolvimento e formação de recursos humanos, como também prestar serviços de elevada qualidade e reconhecimento, de acordo com os mais rigorosos padrões e normas aplicáveis.
A confiança de ter o líder como parceiro
Experiência, know-how, recursos e reconhecimento
O ISQ na indústria de ligeira e de manufatura
A indústria envolve milhares de pessoas, trabalhadores das mais variadas empresas, laborando nos mais diversos locais e desenvolvendo uma multiplicidade de atividades, diversas vezes em condições extremas, sendo que a sua segurança constitui-se como um fator essencial. Ao longo dos anos o ISQ tem contribuído para garantir a segurança dos trabalhadores, mas também a segurança do processo e dos equipamentos e sistemas que nele são utilizados.
No conjunto das nossas atividades contribuimos há décadas para o desenvolvimento desta indústria.
SIM 4.0
Sistemas Inteligentes de Monitorização
O projeto SIM 4.0, apresentado e financiado no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – SIAC, tem por objetivo principal transferir conhecimentos científicos e tecnológicos para o tecido industrial, contribuindo desta forma para suprir algumas falhas de informação e de conhecimento sobre tecnologias avançadas e sua aplicação em sistemas industriais.
MOSHO: Soluções avançadas para materiais de impacto, reparação e monitorização de estruturas de compósitos
O projeto MOSHO visa desenvolver novas soluções de materiais, particularmente resistentes ao impacto e com capacidade de regeneração, técnicas de reparação de estruturas de compósitos, inspeção por técnicas de END e sua qualificação, bem como a monitorização da integridade estrutural das reparações através de sistema autónomo e integrado de Monitorização de Integridade Estrutural.
LIGHT ME: Ecossistema de inovação aberta para produção de processos de ligas metais compósitos de baixo peso
O projeto Europeu LightMe tem como principal objetivo criar e operacionalizar um ecossistema de inovação Europeu (Open Innovation Test Bed) para o aumento de escala de processos de fabrico de compósitos de matriz metálica e ligas metálicas leves à base de alumínio magnésio e titânio, reforçadas com nanomateriais, destinados aos setores automóvel, aeronáutica, aeroespacial e de produtos de consumo (objetos metálicos leves).
Este ecossistema de inovação permitirá o acesso aberto às PME e Indústrias, através de um único ponto de entrada, funcionando como uma “One-Stop-Shop” onde os futuros clientes poderão encontrar o apoio necessário para resolver os diferentes aspetos que possam surgir durante as diferentes fases de maturidade de desenvolvimento dos seus produtos, sobretudo entre os TRL 4 e TRL 7. Para isso, disponibilizará, através dos parceiros Core do projeto, de uma estrutura europeia constituída por diferentes infraestruturas e capacidades.
O LightMe será constituído por 6 linhas piloto: 3 linhas de fundição, 2 linhas de fabrico aditivo e uma linha de Sinterização por Plasma, para apoiar os inovadores na otimização dos seus materiais e processos. Adicionalmente, disponibilizará aos seus futuros clientes um conjunto de serviços que incluem a caracterização de materiais e componentes; serviços de consultoria que incluem atividades relacionada com a verificação da conformidade com requisitos legais aplicáveis aos diferentes materiais e âmbitos de aplicação e atividades relacionadas com a normalização, avaliações ambientais e de segurança (incluindo nanosegurança); modulação e otimização de processos e materiais, gestão de inovação, entre outros.
O projeto é constituído por um consórcio de 25 parceiros de 15 países que incluem os parceiros que constituirão o ecossistema (parceiros Core) e utilizadores finais (indústria) que participam no projeto, através de 8 casos de estudo, para apoiar a validação do ecossistema a ser criado.
IMPRESSÃO 3D INDUSTRIAL
O ISQ NA MANUFATURA ADITIVA
MULTI-FUN: Performance multi-funcional através de fabrico aditivo
O principal objetivo do projeto é promover um ganho significativo de desempenho e eficiência nos produtos de fabrico de aditivo metálico através da completa integração de multi-funcionalidades. Além disso, o projeto permitirá o design de vários materiais em peças de metal 3D geometricamente complexas sem limitação de tamanho por tecnologias inovadoras e económicas de fabrico aditivo.
HIPA2L: High Performance Additive manufacturing of Aluminium alloys
O ISQ foi convidado a integrar o projecto HiPA2l (High Performance Additive manufacturing of Aluminium alloys) que tem como objetivo desenvolver novas ligas de alumínio, destinadas a processos de fabrico ou manufatura aditiva, sob a forma de fio de soldadura, para a construção de componentes camada a camada.
SAM: Sector Skills Strategy in Additive Manufacturing
O projeto SAM visa o desenvolvimento de competências técnicas para qualificar os jovens interessados em trabalhar no setor do fabrico aditivo na Europa. O projeto tem como objetivo definir uma estratégia de qualificações para este setor, incluindo técnicas como a impressão 3D.
SCALER
Aumentar a adoção da Simbiose Industrial (SI) na Europa. A inovação consiste na produção de ferramentas e métodos direcionadas para vários stakeholders com vista a facilitar a identificação do potencial, análise de viabilidade e implementação de sinergias que permitam uma gestão coletiva de recursos e resíduos. Um dos objetivos é a conceção de uma base de dados de tecnologias facilitadoras de SI.
O ISQ coordena o projeto, em que participam a Universidade de Cambridge, Universidade de Chalmers, Climate KIC, STRANE Innovation e Quantis.
PURENANO
Novos métodos para purificação e regeneração in-situ de banhos de revestimento para metais, envolvendo o uso de nanopartículas magnéticas funcionalizadas (MNPs). Desta forma evita-se que os banhos sejam descartados e recuperam-se partículas em suspensão para a sua reutilização. O ISQ é responsável pela identificação e avaliação dos benefícios e impactos ambientais e económicos dos produtos e processos em várias instalações piloto
MAESTRI
Projeto europeu de investigação e desenvolvimento que visa a criação de um sistema integrado de gestão da energia e recursos, com o objetivo de desenvolver e aplicar metodologias de promoção da ecoeficiência na indústria: “fazer mais, com menos recursos”
O ISQ coordena um consórcio de 15 parceiros europeus oriundos de 5 Estados-Membros (Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Reino Unido).
ECOPROSYS: Metodologia Integrada de Eco-eficiência para Sistemas de Produção
O ISQ desenvolveu um software com ferramentas e recursos que ajudam as empresas a reduzirem os seus encargos ambientais. Trata-se de uma metodologia Integrada de Ecoeficiência para Sistemas de Produção que permite quantificar os níveis de eficiência das empresas, por forma a tornarem-se mais sustentáveis, com políticas eco friendly.
Esta metodologia pretende dar resposta e trazer soluções à sustentabilidade global. As populações estão a consumir os recursos naturais do planeta a uma velocidade estrondosa e calcula-se que cerca de ¾ da população mundial vive em países que consomem, anualmente, mais 30% dos recursos para além dos que a Terra tem capacidade de reabastecer. Esta premissa tem um grande impacto ecológico, nomeadamente nos processos de desflorestação, solos degradados, poluição do ar e da água e extinção de várias espécies do ecossistema.
Este fenómeno ambiental tem piorado à medida que o consumo industrial aumenta, sendo que a tecnologia não tem acompanhado o mesmo ritmo na procura de soluções que façam frente à problemática da sustentabilidade global. Estudos prevêem que, até 2040, a procura da energia mundial deverá aumentar em cerca de 37%, o que significa que, se nada for feito, iremos necessitar de dois planetas para aguentarmos o estilo de vida atual.
Por essa razão, o ISQ aliou-se, uma vez mais, à tecnologia para tentar encontrar novas formas de as empresas continuarem a produzir de forma eco-eficiente, sem sobrecarregarem o planeta. Através desta metodologia, o ISQ pretende promover produtos e processos industriais mais sustentáveis e competitivos, promovendo metodologias como o ecoPROSYS que permitem às empresas um maior desempenho com menos recursos e menos energia, complementado por relatórios sobre o impacto ambiental dos seus produtos/serviços, por um conhecimento mais especializado e por métricas de avaliação dos resultados
PROCETS: Protective Composite Coatings Via Electrodeposition and Thermal Spraying
Os revestimentos têm uma importância crítica para a indústria europeia e o desafio é encontrar materiais menos tóxicos e menos agressivos. O projeto PROCETS procura dar respostas a este desafio com a ajuda do ISQ.Os principais objetivos do PROCETS são a produção de revestimentos compósitos por eletrodeposição e projeção térmica, com incorporação de nano-partículas para uma ampla gama de aplicações, nomeadamente na indústria automóvel, aeroespacial, petróleo e gás e na de ferramentas de corte, utilizando materiais mais amigos do ambiente.As atividades do ISQ no projeto PROCETS envolvem diversas áreas de I&D, incidindo nos ensaios de materiais para validação do desempenho dos novos revestimentos desenvolvidos, nomeadamente a realização de ensaios de corrosão (“prohesion tests”) e exposição acelerada. O ISQ contribui também para a avaliação do impacto da implementação das tecnologias desenvolvidas do ponto de vista ambiental (avaliação do ciclo de vida), económico (custos de ciclo de vida) e de segurança (abordagem “Safe-by-Design” em novos produtos e análise de risco em processos de produção e segurança das pessoas).
a confiança de ter o líder como parceiro
Não só prestamos serviços como também fazemos parte das organizações que definem as normas e padrões a cumprir por esses serviços.
O ISQ está presente nas mais relevantes instituições de regulação e normalização em áreas onde opera, presidindo algumas delas.
Estas instituições definem e regulamentam atividade, critérios de homologação e parâmetros técnicos internacionalmente aceites.