ISQ lidera projeto internacional de sustentabilidade industrial
O Grupo ISQ ganhou recentemente a liderança do Projecto Internacional MAESTRI (Energy and Resource Management Systems for Improved Efficiency in the Process Industries), um projeto europeu que visa o desenvolvimento de um sistema integrado de gestão de energia e recursos na indústria que permitirá uma poupança da ordem dos 20% nos próximos quatros anos.
Trata-se de um projeto de investigação e desenvolvimento cujo objetivo é desenvolver e aplicar metodologias para a promoção da eco-eficiência na indústria, permitindo a redução do consumo de energia e de recursos, sendo possível “fazer mais (valor), com menos (recursos)”.
Esta iniciativa, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito no programa europeu de apoio à Investigação e Desenvolvimento, Horizonte 2020 (H2020), será conduzida pelo ISQ, tratando-se do primeiro e único projeto com coordenação portuguesa no concurso do SPIRE – Indústria de Processos Sustentável. MAESTRI é considerado como o projeto com o maior número de parceiros nacionais e com o maior volume de financiamento captado para Portugal neste concurso.
O projeto MAESTRI terá uma duração de 4 anos e será desenvolvido por um consórcio de 15 entidades europeias oriundas de 5 Estados Membros (Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Reino Unido), liderados pelo ISQ. O seu orçamento total ronda os 6 milhões de euros, dos quais cerca de 2 milhões estão associados à participação portuguesa.
O MAESTRI visa o desenvolvimento de um sistema integrado de gestão de energia e recursos na indústria, assente em metodologias inovadoras de caracterização da eficiência dos processos industriais, em estratégias de incorporação dos princípios da eco-eficiência e de melhoria contínua em toda organização. Todas estas características serão reunidas numa plataforma que tem como base a Internet of Things (IoT), de modo a simplificar a sua implementação e assegurar o controlo integrado dos processos de melhoria.
MAESTRI
Projeto europeu de investigação e desenvolvimento que visa a criação de um sistema integrado de gestão da energia e recursos, com o objetivo de desenvolver e aplicar metodologias de promoção da ecoeficiência na indústria: “fazer mais, com menos recursos”
O ISQ coordena um consórcio de 15 parceiros europeus oriundos de 5 Estados-Membros (Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Reino Unido).
Os desenvolvimentos do projeto serão testados em 4 instalações industriais na Europa: duas em Portugal – MCG – Manuel da Conceição Graça (Fábrica de componentes automóveis) e GLNPlast (Fábrica de Injeção de peças plásticas), e duas na Alemanha.
A participação portuguesa neste projeto conta com cinco entidades nacionais: o ISQ, como coordenador e entidade de investigação e desenvolvimento nacional nos domínios da sustentabilidade industrial, o INEGI, e ainda com as empresas nacionais Microprocessador (dedicada ao desenvolvimento de software industrial), MCG – Manuel da Conceição Graça e GLNPlast.
No Pilar da Liderança industrial do H2020, o ISQ ganha ainda no concurso de 2015, participação em outros projetos, nas outras duas Parcerias Público-Privadas (Comissão Europeia e Indústria), nos domínios das Fábricas do Futuro (FoF) e Eficiência Energética de Edifícios (EoB), captando um total de financiamento de cerca de 1 milhão de Euros.
O ISQ reforça assim a sua aposta na diferenciação científica e competência na investigação aplicada, em parceria com entidades e indústria nacional, destacando-se internacionalmente num Programa Europeu tão competitivo como o H2020 num dos seus pilares de eleição que é a área da Liderança Industrial.
Desta forma, cumpre a sua missão de apoio à indústria nacional e promove a sua internacionalização.