GRUPO ISQ DÁ SALTO DE GIGANTE E EXPANDE A SUA ATIVIDADE PARA A ASIA

O Grupo ISQ vai abrir uma Delegação no Cazaquistão no âmbito do seu processo de internacionalização.

Segundo o Presidente do ISQ: “O Cazaquistão é um país moderno e sofisticado e que tem mostrado uma pujança económica muito interessante. Há vários projetos de investimento a decorrerem no país e para os quais podemos ser parceiros nas nossas áreas de competência”.

ISQ Cria nova empresa no CazaquistaoO Cazaquistão tem uma das mais fortes economias da Ásia Central. Apoiada pelo aumento da produção e dos preços do petróleo, a economia cresceu durante vários anos a uma média de 8% ao ano. O país foi a primeira ex-república soviética a pagar toda a sua dívida para o Fundo Monetário Internacional, 7 anos antes do programado.

Outras grandes exportações do Cazaquistão incluem trigo, produtos têxteis e pecuária.

O Cazaquistão atingiu seu objetivo de ser um dos 50 países mais competitivos em 2013 e tem mantido uma posição competitiva no Relatório de Competitividade do Fórum Econômico Mundial.

O Cazaquistão tem uma oferta abundante de recursos minerais e de reservas de combustíveis fósseis acessíveis. O desenvolvimento da extração de petróleo, gás natural e minerais, como potássio, tem atraído a maior parte dos mais de 40 bilhões de dólares de investimentos estrangeiros feitos no Cazaquistão nos últimos anos.

Segundo Pedro Matias “há vários investimentos a serem desenvolvidos no Cazaquistão em áreas como Infra-estruturas, Pipelines, Oil&Gas, Refinarias, Redes de Energia, Energias Renováveis, Mineração, Indústrias de Processo, etc., e o ISQ pode colocar as suas competências ao serviço destas indústrias”.

Relembramos que o Cazaquistão organizou a última grande Exposição Internacional a EXPO ASTANA 2017 onde se mostraram as mais modernas tecnologias e inovações. O tema da exposição foi a energia do futuro e foi um país moderno e sofisticado que se apresentou ao Mundo.

O ISQ é, já hoje, uma empresa global que já opera em mais de 20 geografias e para grandes multinacionais, “temos 1400 Colaboradores, 800 em Portugal e 600 espalhados por todo o Mundo. O que fazemos em Portugal e no Mundo e que é reconhecido como de excelência podemos fazer também no Cazaquistão e mesmo na região da Eurásia”, complementa Pedro Matias.

O Cazaquistão tem até um Porto Aeroespacial o Cosmódromo de Baikonur. Este foi o primeiro e maior base de lançamentos de foguetes do mundo. Está em operação desde a década de 50, sendo inicialmente uma base de lançamento de mísseis de longo alcance, entretanto com o florescer da Guerra Fria, tornou-se uma base tecnológica dirigida por interesses da União Soviética para a conquista do espaço.

Foi do Cosmódromo de Baikonur que foram lançadas diversas missões espaciais importantes e históricas, como o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, e o voo orbital de Yuri Gagarin, assim como as missões Soyuz.

Com a dissolução da União Soviética, o Cosmódromo de Baikonur, localizado no Cazaquistão, continuou sendo usado pela Rússia mediante um “empréstimo”.

O ISQ tem também vindo a trabalhar bastante no mercado do aeroespacial pois tem equipas em permanência no Porto Aeroespacial da Agencia Espacial Europeia na Guiana Francesa.

SOBRE O ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, que entrega valor através de soluções integradas e inovadoras de serviços de engenharia, inspeção, ensaios, testes e capacitação.

Presente em 14 países e com 7 escritórios em Portugal, o ISQ apoia os seus clientes na redução do risco, melhoria do desempenho operacional e aumento de competitividade.

A atividade desenvolvida é suportada por uma rede de Empresas do Grupo, um conjunto de Laboratórios Acreditados e equipas multidisciplinares que ajudam os clientes a alinhar os seus objetivos de negócio com a regulamentação e normas aplicáveis e no cumprimento das suas metas nas áreas da qualidade, segurança, gestão de ativos e responsabilidade ambiental e social.

Indústria, Tecnologia e Inovação são as premissas que pautam o trabalho desenvolvido pelo ISQ, que contabiliza já mais de 500 projetos internacionais de Inovação e mais de 17.000 cursos de formação profissional.

O ISQ dá suporte ao desenvolvimento e inovação na indústria a uma escala global, com soluções de serviços para os setores de Oil & Gas, Energia, Aeronáutica e Aeroespacial, Indústria de Processo, Saúde, Mobilidade e Smart Cities, Transportes e Infraestruturas e Agroindústria.

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO ISQ

Carla Guedes      | cmguedes@isq.pt          | 919 211 647