O uso de aditivos é uma prática comum no setor alimentar para aumentar o seu tempo de vida útil e/ou tornar os produtos mais apelativos. A utilização de aditivos sintéticos está no entanto cada vez mais limitada. Para viabilizar a produção industrial de ingredientes naturais o projeto prevê o desenvolvimento de soluções que colmatem fragilidades da cadeia produtiva, nomeadamente:
- a) produção sustentada de fontes naturais ricas em compostos de interesse e a utilização de bio resíduos;
- b) otimização de metodologias de extração, procurando eficiência e facilidade de scale-up;
- c) desenvolvimento de equipamentos de extração/refinação versáteis e eficientes;
- d) desenvolvimento/aplicação de técnicas de estabilização para aumentar a durabilidade, compatibilidade no processamento e eficácia nos produtos finais;
- e) otimização de metodologias de incorporação em produtos alvo.
O projeto abordará ainda aspetos ligados aos aromas e à conservação de matrizes naturais recorrendo a metodologias inovadoras. A estrutura de trabalho é a seguinte: PPS1. Gestão de Projeto, PPS3. Corantes Naturais, PPS4. Aromas Naturais e modelos de Aromas, PPS5. Bioativos Naturais, PPS6. Inovação em processos de extração, refinação e técnicas de conservação, PPS8. Disseminação de informação e exploração de resultados.
CÓDIGO DO PROJETO: 034479
Projeto: Valorização de Recursos Naturais através da Extração de Ingredientes de Elevado Valor Acrescentado para Aplicações na Indústria Alimentar.
DATA DE INICIO: 01-09-2018 DATA DE CONCLUSÃO: 31-08-2021
CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 3.253.111,65 €
APOIO FINANCEIRO (valor do Financiamento): 2.506.560,76 €
Este projeto recebeu apoio do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e NORTE2020