weldone

 

Acrónimo: WELDONE

Designação do projeto: Boosting innovation in welding training

Código do projeto: 2019-1-HR01-KA202-060814

Custo Total: 263.859,00 € (Elegível Total para todos copromotores)

Valor de financiamento: 249.209,00 € (Incentivo Total)

 


O principal grupo-alvo deste projeto são os educadores da rede EWF, mas estende-se também aos formadores das áreas técnico-científicas em geral.

OBJETIVOS

– Promover a adoção de uma abordagem ativa de aprendizagem pelo sistema educativo da EWF e pela formação técnica em geral.

– Promover o uso de abordagens pedagógicas alternativas por formadores e professores de áreas técnico-científicas, p.e. usando recursos digitais, aprendizagem baseada na resolução de problemas e outras abordagens inovadoras.

– Desafiar os educadores das áreas científicas a incorporar, nos seus próprios recursos, formas de desenvolvimento de competências-chave nos formandos/estudantes.

– Promover um espírito empreendedor nos cidadãos europeus, capazes de pesquisar, selecionar, analisar, organizar e apresentar informação.

– Melhorar a oferta de Educação e Formação Profissional, aumentando a sua atratividade e a relevância.

– Promover um quadro de avaliação que ajude os formadores a lidar com o desafio de avaliar os diferentes resultados de diferentes tipos de lições propostas no currículo WELDONE.

Para atingir estes objetivos, este projeto desenvolve cinco produtos: um currículo para formação de formadores; uma publicação conceptual; um conjunto de recursos para a implementação do currículo em workshops dedicados; um conjunto de ferramentas de avaliação; Diretriz Pedagógica para o Sistema EWF.

 

RESULTADOS ESPERADOS

A inovação promovida por este projeto reside no desenvolvimento de competências em educadores em pessoal de ensino/formação – incluindo aspirantes a professores/formadores e aqueles que estão na profissão há muito tempo – para uma mudança de mentalidade que exige uma forma de ensinar em que a aprendizagem ativa, experiencial e o trabalho de projeto têm um papel principal.

São resultados esperados:

– Educadores técnico-científicos com flexibilidade para encaixar várias estratégias pedagógicas e adaptá-las aos mais diversos temas/conteúdos, bem como maximizar o uso das ferramentas e ambientes digitais disponíveis atualmente. Além disso, estes formadores são capazes de dar formação com recurso a uma variedade de estímulos diferentes no seu trabalho diário de preparação dos futuros trabalhadores europeus para uma sociedade que está a mudar a um ritmo acelerado.

– Um conjunto de ideias e materiais de apoio para ajudar os formadores a incentivar os formandos, fazendo comentários significativos e preparando os alunos para o sucesso.

O currículo WELDONE, bem como todos os materiais de apoio desenvolvidos no projeto, concentram-se nas seguintes temáticas:

  • Múltiplas inteligências e estilos de aprendizagem
  • Didática centrada no aluno: aprendizagem com base em problemas, pensamento crítico e aprendizagem colaborativa
  • Gamificação
  • Competência digital e uso de recursos digitais
  • Didática dos novos media: a utilização dos meios de comunicação sociais, micro-aprendizagem
  • Competências pessoais, sociais e de aprendizagem
  • A competência-chave do empreendedorismo

Espera-se, assim, tornar a experiência da formação e desenvolvimento profissional em áreas técnicas numa experiência eficaz, positiva e inesquecível.

 

 

 


O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.

 

erasmus plus