Acrónimo: WELDONE
Designação do projeto: Boosting innovation in welding training
Código do projeto: 2019-1-HR01-KA202-060814
Custo Total: 263.859,00 € (Elegível Total para todos copromotores)
Valor de financiamento: 249.209,00 € (Incentivo Total)
O principal grupo-alvo deste projeto são os educadores da rede EWF, mas estende-se também aos formadores das áreas técnico-científicas em geral.
OBJETIVOS
– Promover a adoção de uma abordagem ativa de aprendizagem pelo sistema educativo da EWF e pela formação técnica em geral.
– Promover o uso de abordagens pedagógicas alternativas por formadores e professores de áreas técnico-científicas, p.e. usando recursos digitais, aprendizagem baseada na resolução de problemas e outras abordagens inovadoras.
– Desafiar os educadores das áreas científicas a incorporar, nos seus próprios recursos, formas de desenvolvimento de competências-chave nos formandos/estudantes.
– Promover um espírito empreendedor nos cidadãos europeus, capazes de pesquisar, selecionar, analisar, organizar e apresentar informação.
– Melhorar a oferta de Educação e Formação Profissional, aumentando a sua atratividade e a relevância.
– Promover um quadro de avaliação que ajude os formadores a lidar com o desafio de avaliar os diferentes resultados de diferentes tipos de lições propostas no currículo WELDONE.
Para atingir estes objetivos, este projeto desenvolve cinco produtos: um currículo para formação de formadores; uma publicação conceptual; um conjunto de recursos para a implementação do currículo em workshops dedicados; um conjunto de ferramentas de avaliação; Diretriz Pedagógica para o Sistema EWF.
RESULTADOS ESPERADOS
A inovação promovida por este projeto reside no desenvolvimento de competências em educadores em pessoal de ensino/formação – incluindo aspirantes a professores/formadores e aqueles que estão na profissão há muito tempo – para uma mudança de mentalidade que exige uma forma de ensinar em que a aprendizagem ativa, experiencial e o trabalho de projeto têm um papel principal.
São resultados esperados:
– Educadores técnico-científicos com flexibilidade para encaixar várias estratégias pedagógicas e adaptá-las aos mais diversos temas/conteúdos, bem como maximizar o uso das ferramentas e ambientes digitais disponíveis atualmente. Além disso, estes formadores são capazes de dar formação com recurso a uma variedade de estímulos diferentes no seu trabalho diário de preparação dos futuros trabalhadores europeus para uma sociedade que está a mudar a um ritmo acelerado.
– Um conjunto de ideias e materiais de apoio para ajudar os formadores a incentivar os formandos, fazendo comentários significativos e preparando os alunos para o sucesso.
O currículo WELDONE, bem como todos os materiais de apoio desenvolvidos no projeto, concentram-se nas seguintes temáticas:
- Múltiplas inteligências e estilos de aprendizagem
- Didática centrada no aluno: aprendizagem com base em problemas, pensamento crítico e aprendizagem colaborativa
- Gamificação
- Competência digital e uso de recursos digitais
- Didática dos novos media: a utilização dos meios de comunicação sociais, micro-aprendizagem
- Competências pessoais, sociais e de aprendizagem
- A competência-chave do empreendedorismo
Espera-se, assim, tornar a experiência da formação e desenvolvimento profissional em áreas técnicas numa experiência eficaz, positiva e inesquecível.
O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.