Acrónimo: SIMOCE

Designação do projeto: SIMOCE – Sistema inteligente para a monitorização e otimização do consumo energético

Código do Projeto: NORTE-01-0247-FEDER-017690

Data de início: 16-06-2016   Data de conclusão: 15-06-2019

Custo total elegível: 512.145,57€

Valor de financiamento: 512.145,57€


 

O projeto SIMOCE, iniciativa nacional do projeto internacional M2M Grids submetido e já aprovado pelo ITEA/EUREKA (projeto 13011), tem como objetivo investigar e desenvolver um sistema inteligente para a monitorização e otimização do consumo energético no setor residencial (com capacidade de usar equipamentos legacy e ser integrado em instalações já existentes), que permita ser adquirido a um custo competitivo, instalado de forma expedita e que seja eficaz e de fácil utilização. Adicionalmente, pretende-se desenvolver conceitos inovadores focados nas necessidades (atuais e futuras), destacando-se a gestão do consumo energético com a micro-produção de energia, a utilização de veículos elétricos e híbridos e a implementação de programas de Demand Response. Nesse sentido, este irá assentar nos conceitos e tecnologias M2M e de redes inteligentes e recorrerá a mecanismos de inteligência artificial.

A solução basear-se-á em três componentes principais a investigar, desenvolver e integrar:

  1. a) Sensores, aparelhos de medição, atuadores e demais dispositivos e equipamentos associados à aquisição de dados;
  2. b) Middleware/gateways à qual estarão ligados todos os dispositivos instalados e os demais equipamentos existentes no contexto a monitorizar e otimizar;
  3. c) Sistema de processamento central que integrará toda a inteligência artificial relativa ao processamento, otimização e decisão do sistema.

 

 

 

Este projeto recebeu apoio do Programa Operacional Regional do Norte: NORTE2020

barraFinanciamentoNORTE2020