green4future

Green-4-Future

Programa EU: Erasmus +

Coordenação: UNIVERSITAET PADERBORN (Alemanha)

Parceiros: UNIVERSITAET PADERBORN (Alemanha), CENTRE FOR ADVANCEMENT OF RESEARCH AND DEVELOPMENT IN EDUCATIONAL TECHNOLOGY LTD-CARDET (Chipre), CALLIDUS – INSTITUTE FOR ADULT EDUCATION (Croácia), ISQ (Portugal), BERUFSFÖRDERUNGSINSTITUT BURGENLAND (BFI BURGENLAND) (Áustria), SPECTRUM RESEARCH CENTRE CLG (Irlanda), UNIVERSITATEA DIN PITESTI (Roménia), UNIVERSITY OF PELOPONNESE (Grécia), BURGASKI SVOBODEN UNIVERSITET (Bulgária)

Ano de Início:  2020 

Duração: 2020-2023

Contacto ISQ:

Setores: Ecoeficiência, Formação, Indústria, Particulares, Sociedade

 

 

Acrónimo: Green-4-Future

Designação do projeto: Tornar o Quadro de Referência das Competências para o Empreendedorismo (EntreComp) mais ecológico para reconciliar o desenvolvimento económico e a segurança ambiental

CÓDIGO DO PROJETO: 2020-1-DE02-KA202-007429

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 419.013,00 € (Elegível Total para todos copromotores)

Valor de financiamento: 419.013,00 € (Incentivo Total)

 


OBJETIVOS

O projeto Green-4-Future tem como principal objetivo alinhar os objetivos do Quadro de Referência das Competências para o Empreendedorismo (EntreComp) com as metas do Pacto Ecológico Europeu, em particular no que diz respeito à transição para um modelo de economia circular.

O EntreComp destina-se sobretudo a servir como um guia para a educação para o empreendedorismo. Inclui uma lista exaustiva de resultados de aprendizagem estruturados num formato coerente.

Por outro lado, o Pacto Ecológico Europeu estabelece metas ambiciosas para a Europa até 2050 tendo como objetivo tornar a Europa o primeiro continente neutro em carbono.

Assim, mais do que empreendedores que contribuam para a dinamização da economia e a criação de emprego, do que mais necessitamos é de empreendedores que contribuam para a transição urgente para uma economia circular. E para isso, é necessário que os princípios de sustentabilidade e de transição para um modelo circular da economia sejam percebidos como fundamentais na ação dos novos empreendedores.

O Projeto Green-4-Future nasceu assim da convicção de que é necessário atribuir uma componente ecológica ao EntreComp, como plano de ação. Os parceiros do consórcio acreditam que o EntreComp precisa ser revisitado e reformulado no sentido da incorporação de objetivos de sustentabilidade. O programa de formação que irá ser desenvolvido (e testado) no âmbito do projeto Green-4-Future será uma ferramenta valiosa para formadores e educadores do ensino profissional, incluindo o ensino ao longo da vida, para o ensino de competências de empreendedorismo que considerem os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.

 

RESULTADOS ESPERADOS

O projeto Green-4-Future terá como principais resultados, os seguintes:

  1. Reformulação do Quadro de Referência das Competências para o Empreendedorismo (EntreComp) no sentido de o mesmo incorporar as metas estabelecidas no Pacto Ecológico Europeu, em particular no que diz respeito à transição para uma economia circular.

O EntreComp considera 3 áreas de competência inter-relacionadas e interconectadas, nomeadamente:

  1. Ideias e oportunidades,
  2. Recursos e
  3. Em ação.

Cada uma destas áreas é composta por 5 competências que, no seu conjunto, constituem os blocos que sustentam o desenvolvimento de competências de empreendedorismo.

O projeto Green-4-Future irá reformular a lista de resultados de aprendizagem associados a cada uma das 15 competências, com o objetivo de incorporar a perspetiva ecológica. Isto resultará no que se designará por um GreenEntreComp, ou um EntreCVomp reformulado no sentido da incorporação das metas do Pacto Ecológico Europeu.

  1. Desenvolvimento de um modelo de negócios circular para empreendedores
  2. Curso de formação para formadores do ensino profissional a trabalhar no desenvolvimento de competências de empreendedorismo e
  3. Desenvolvimento da plataforma online onde o curso de formação estará acessível na forma de um MOOC (do inglês Massive Open Online Course), o Green-4-Future MOOC.

O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.

erasmus plus