windfloat

WINDFLOAT

Programa EU: 

Coordenação: 

Parceiros: 

Ano de Início:   

Duração: 

website: 

Contacto ISQ:

Setores: Energia

Energia eólica | O primeiro parque eólico flutuante offshore em Portugal

O ISQ participa no projeto Windfloat, o primeiro parque eólico flutuante offshore em Portugal, instalado em Viana do Castelo. Os serviços prestados pelo ISQ consistem no controlo por ensaios não destrutivos, controle dimensional, ensaios de estanquicidade e de equipamentos. Com base nesta nova tecnologia, que permite a exploração eólica em ambiente marítimo para grandes profundidades, substituindo as tradicionais de torre fixa no fundo do mar, obtém-se energia limpa.

O projeto faz parte da Estratégia Industrial para as Energias Renováveis Oceânicas, cujo objetivo principal é a criação de um ‘cluster’ industrial exportador destas tecnologias energéticas limpas com um potencial para gerar 254 milhões de euros em investimento, 280 milhões de euros em valor acrescentado bruto, 119 milhões de euros na balança comercial e 1.500 novos empregos.

O Windfloat Atlantic, de aproveitamento da energia do vento, é coordenado pela EDP através da EDP Renováveis e integra o parceiro tecnológico Principle Power, a Repsol, a capital de risco Portugal Ventures e a metalúrgica A. Silva Matos.