GAVIÃO

Programa EU: COMPETE 2020

Coordenação: EPTUNE ENGINEERING, LDA.

Parceiros: ONROPE, Unipessoal, Lda., ISQ

Ano de Início:  2021 

Duração: 2 anos

website: 

Contacto ISQ:

Setores: Aeronáutica / Aeroespacial, Centros de Investigação, Componentes, Indústria, Sustentabilidade, Transportes e infraestruturas

 

Designação do projeto: GAVIÃO – Investigação e Desenvolvimento de Tecnologias para Produção de Componentes de Aeronaves de Larga Escala

Custo total elegível: 3.407.608,40€

Valor de financiamento: 2.334.292,78€ (FEDER)

Código do projeto: POCI-01-0247-FEDER-047637

Data de início: 01-03-2021

Data de conclusão: 30-06-2023

Este projeto recebeu apoio do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Modelos Barras FUNDOS v04 3logos FEDER

 


OBJETIVOS

  • Investigar, desenvolver e testar processos de fabrico fora da autoclave mais sustentáveis e com maior cadência para estruturas aeronáuticas de grandes dimensões, demonstrados através da produção de um demonstrador de uma secção de fuselagem da aeronave Airbus C295.
  • Caracterizar e validar os componentes obtidos pelos dos processos de fabrico desenvolvidos no âmbito do projeto, de acordo com os requisitos aeronáuticos, através de ensaios físicos, químicos, mecânicos e eletromagnéticos.
  • Investigar e testar processos de assemblagem para aeroestruturas mais integradas produzidas através de processos de fabrico mais sustentáveis.
  • Implementar metodologias de apoio à decisão para seleção de processos de fabrico, teste e análise de resultados (virtual testing) e avaliar de modo integrado a eficiência e
  • sustentabilidade dos processos de fabrico e dos materiais selecionados que permitam atingir estruturas aeronáuticas mais sustentáveis, integradas e com menor custo de desenvolvimento.
  • Demonstrar capacidades dos promotores perante a indústria Aeronáutica e academia internacional.

 

RESULTADOS ESPEDRADOS

  • Secção de fuselagem composta na sua grande maioria por materiais compósitos, 20% mais leve que a situação de mercado atual.
  • Secção de fuselagem mais sustentável, com menor desperdício e menor pegada ecológica
  • Secção de fuselagem com elevado nível de integração fazendo, para esse efeito, recurso a processos de co-curing, reduzindo o número de componentes e as ligações entre eles.
  • Secção de fuselagem com sistemas de SHM integrados capazes de agregar diferentes metodologias de SHM e de assegurar rastreabilidade das análises efetuadas, facilidade na interpretação de resultados, e um acréscimo do tempo de vida da estrutura em análise.