ISQ REFORÇA POSIÇÃO NA ARGÉLIA E GANHA CONTRATOS ACIMA DE 1M€
O grupo ISQ acaba de ganhar três novos contratos no mercado argelino, num total de mais 1M€, vendo assim a sua posição de mercado reforçada no sector do OIL&GAS.
O contrato com o agrupamento RKF – uma joint-venture entre a espanhola CEPSA e a argelina SONATRACH – prevê a execução de “Fitness for Service” (FFS). Trata-se de uma avaliação técnica rigorosa, realizada em instalações e equipamentos industriais, que visa determinar a sua capacidade de continuar a operar de forma segura e eficiente. Este processo garante que os ativos existentes estão em conformidade com os padrões e a regulamentação, prolongando assim a sua vida útil e maximizando o retorno do investimento.
Este projeto será realizado em colaboração entre duas empresas participadas do grupo: o ISQ Engenharia, que conta com uma equipa de engenheiros especialistas em FFS e o ISQ-SARL, a filial do grupo na Argélia.
Já em matéria de proteção catódica foram ganhos dois contratos. Um deles diz respeito ao agrupamento GRN – uma parceria entre a REPSOL e a SONATRACH – para a execução de serviço de assistência técnica nesta área.
A proteção catódica consiste num suporte técnico especializado. É um método utilizado para prevenir a corrosão de estruturas metálicas submersas, enterradas ou aéreas, como plataformas, oleodutos e tanques, entre outras. Através deste serviço, é possível garantir que as instalações estão protegidas contra corrosão, assegurando assim a sua durabilidade e integridade.
O trabalho será realizado pela filial do ISQ na Argélia, ISQ-SARL, e incidirá na elaboração de procedimentos de inspeção, formação e ensaios de campo em coletores, tanques, tubagem e equipamentos de interligação de 26 poços de gás e uma linha de exportação de gás. Esta unidade produz 8 milhões de metros cúbicos de gás / dia.
O segundo contrato na área da proteção catódica é com a TOUATGAZ (uma parceria entre a ENGIE, a ENI e a SONATRACH) onde será realizada inspeção e assistência técnica nos campos Oued Zine e Hassi Ilatou. Nestes campos encontram-se 2 fabricas de tratamento de gás (GTP), 22 poços de gás, 11 poços água, tubagem, equipamentos de interligação e uma linha de exportação de gás de 28”. Estas unidades produzem 4,5 biliões de metros cúbicos de gás / dia e 630 mil barris de condensados / dia.
De salientar que o Grupo ISQ está na Argélia desde 2002 e conta já com mais de 100 colaboradores. Da sua carteira de clientes constam empresas dos sectores da água, medicina, investigação industrial e petróleo. Este mercado tem-se revelado uma aposta ganha, quer pelo volume de negócios, quer pela afirmação do ISQ enquanto entidade de referência na sua área de expertise.