ISQ DESENVOLVE PLATAFORMA DIGITAL QUE AVALIA IMPACTOS AMBIENTAIS DAS ATIVIDADES DOS ESTALEIROS NAVAIS

Como avaliar e quantificar os impactos ambientais associados a cada processo da construção naval como corte, soldadura, pintura, consumo de energia ou produção de resíduos? O projeto europeu EcoShipYard, no valor de 4.52 M€, e no qual o ISQ participa, vai fazer estudos de caso em Espanha e em Itália, nos próximos dois anos, fornecendo aos estaleiros de diferentes dimensões, que trabalham com embarcações de diversos materiais (aço, alumínio, compósitos), um conjunto de ferramentas sob a forma de uma plataforma digital que permite responder a estas questões. 

Será, assim, possível, a monitorização contínua e a realização de avaliações sobre a sustentabilidade das operações dos estaleiros que a utilizem, fornecendo suporte à decisão ao longo do ciclo de vida dos navios e garantindo conformidade com regulamentações e diretrizes.

Para atingir esse objetivo, a plataforma disponibilizará componentes para a avaliação da sustentabilidade integrados com um sistema adequado de armazenamento de dados. O mecanismo de inserção desses dados será padronizado, permitindo aos utilizadores finais a liberdade de escolher quais ferramentas e sistemas de terceiros integrar.

Para compreender os impactos ambientais associados a cada processo da construção naval, o ISQ irá compilar e quantificar os impactos mais críticos por meio de metodologias apropriadas, sendo assim capaz de identificar os principais focos de impacto ambiental e os pontos de melhoria para qualquer tipo de estaleiro”, explica Marco Estrela, responsável de I&D+i do ISQ.

A quantificação dos impactos será realizada com base em fatores de emissão tabelados, medições diretas, cálculos e balanços de massa. Assim, por meio da introdução de parâmetros simples e rápidos, será possível estimar os impactos ambientais de processos específicos, como corte, soldadura e pintura. Esses processos apresentam como principais impactos críticos o consumo de energia, produção de resíduos, emissão de COVs (compostos orgânicos voláteis) e outros compostos perigosos. “Além de identificar e quantificar os impactos ambientais das atividades dos estaleiros, o ISQ também procura soluções para mitigar esses efeitos, propondo tecnologias inovadoras e melhores práticas que minimizem desafios relacionados com emissões, produção de resíduos, consumo de energia e recursos, além da saúde e segurança dos trabalhadores”, complementa Marco Estrela.

SOBRE O ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, que entrega valor através de soluções integradas e inovadoras de serviços de engenharia, inspeção, ensaios, testes e capacitação.

Presente em 14 países e com 7 escritórios em Portugal, o ISQ apoia os seus clientes na redução do risco, melhoria do desempenho operacional e aumento de competitividade.

A atividade desenvolvida é suportada por uma rede de Empresas do Grupo, um conjunto de Laboratórios Acreditados e equipas multidisciplinares que ajudam os clientes a alinhar os seus objetivos de negócio com a regulamentação e normas aplicáveis e no cumprimento das suas metas nas áreas da qualidade, segurança, gestão de ativos e responsabilidade ambiental e social.

Indústria, Tecnologia e Inovação são as premissas que pautam o trabalho desenvolvido pelo ISQ, que contabiliza já mais de 500 projetos internacionais de Inovação e mais de 17.000 cursos de formação profissional.

O ISQ dá suporte ao desenvolvimento e inovação na indústria a uma escala global, com soluções de serviços para os setores de Oil & Gas, Energia, Aeronáutica e Aeroespacial, Indústria de Processo, Saúde, Mobilidade e Smart Cities, Transportes e Infraestruturas e Agroindústria.

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO ISQ

Carla Guedes      | cmguedes@isq.pt          | 919 211 647