Apresentação do projeto PASSARO no Cluster aeronáutico
No passado dia 27 de outubro, o projeto PASSARO foi apresentado oficialmente no Cluster aeronáutico, no Instituto de Defesa Nacional, em Lisboa. O projeto tem como objetivo desenvolver e testar materiais, de forma a integrar tecnologias inovadoras que permitam melhorar a segurança, a eficiência e a sustentabilidade das aeronaves.
O ISQ, a Caetano Aeronautics, o INEGI e a Aertec associaram-se à Airbus Defence and Space para reforçar as capacidades de resistência e de segurança dos aviões. O PASSARO integra ainda um consórcio de empresas do Aerocluster Portugal ligadas ao sector aeronáutico, nomeadamente a AlmaDesign, CEIIA, Critical Materials, Edisoft, GMV, Optimal e Tekever.
Com um financiamento comunitário de 4,5 milhões de euros, a atribuição deste projeto a este consórcio com empresas e entidades portuguesas vem sublinhar o papel crescente que o sector das indústrias nacionais da aeronáutica, espaço e defesa (AED) tem na economia nacional e poderá ter um efeito multiplicador nos próximos anos, não só em crescimento do negócio, mas também no reforço do prestígio.
O projeto PASSARO terá um prazo de desenvolvimento previsto de quatro anos, contando com 11 parceiros e cerca de 30 pessoas a tempo inteiro.