Consultoria/Auditoria em sistemas de gestão da qualidade
A consultoria em sistemas de gestão visa desenvolver as organizações, criando metodologias que, sendo assimiladas pelos vários intervenientes, permitirão um caminho para atingir a eficácia e eficiência dos processos internos, obter produtos mais aptos e atingir as expectativas dos clientes, contribuindo para o aumento da produtividade e da competitividade num meio crescentemente competitivo. As metodologias de consultoria permitirão que os processos das organizações, sendo um conjunto de atividades devidamente encadeadas e sequenciadas, sejam medidos e monitorizados de forma a que decisões sobre o que fazer, sejam baseadas em fatos e não tomadas de uma forma ocasional. Cada uma das atividades gera impactos aos vários níveis. Assim, a consultoria em Sistemas de Gestão da Qualidade irá permitir que os impactos na qualidade sejam analisados e controlados, de forma a garantir que aqueles contribuam positivamente para a valorização do produto nas suas diferentes fases de transformação, atuando na maximização da qualidade percebida pelos clientes e garantindo o cumprimento da qualidade implícita ao produto e normalmente regida por requisitos legais de cumprimento obrigatório. A consultoria em Sistemas de Gestão da Qualidade irá permitir às organizações, para além do desenvolvimento dos seus processos internos, obter se necessário, a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade. Esta certificação não é por si só necessária, mas em alguns setores de atividade fortemente regulamentados, é condição necessária, mas não suficiente para que permaneçam nos mercados.