
Inspeção não intrusiva
DESCRIÇÃO
A Inspeção não intrusiva permite a avaliação dos equipamentos processuais sem, contudo, ser necessária a inspeção interna desses equipamentos. Para tanto, alguns critérios devem ser avaliados de forma a verificar se esse tipo de inspeção é aplicável aos equipamentos desejados.
OBJETIVO
Apresentação dos conceitos da engenharia de inspeção e da inspeção não intrusiva.
PÚBLICO ALVO
Engenheiros e técnicos que trabalhem em atividades relacionadas a operação, manutenção, segurança, inspeção e projetos industriais. Engenheiros e técnicos da área de mecânica, metalurgia, química, materiais e áreas correlatas.
DURAÇÃO
24 horas.
EMENTA
Parte 1: Engenharia de Inspeção
1.1 Formulações Básicas
1.2 Avaliação de Integridade – Gestão do Risco
1.3 Introdução RBI
Parte 2: Inspeção Não Intrusiva
2.1 Formulações Básicas
2.2 Referências: Procedimentos e Normas
2.3 Legislação Nacional
2.4 Prática Recomendada – DNV – RP – G103
Parte 3: Inspeção Não Intrusiva
3.1 ABNT – NBR 16455
3.2 Análises dos Fluxogramas
3.3 Aplicações – Debate em Grupo
CERTIFICADO
Será emitido certificado para quem tiver frequência de 75% das aulas.
INSTRUTORES
Ricardo Barbosa Caldeira
Mestre em Engenharia Metalúrgica e Materiais pela COPPE-RJ e Engenheiro Metalurgista pela UFMG. Diretor técnico do ISQ Brasil. Mais de 30 anos atuando nas atividades de engenharia e inspeção de equipamentos. Membro da Comissão de Inspeção do IBP, exercendo durante os últimos 06 anos a coordenação dessa comissão. Membro de vários comitês da ABENDI, do CRI e membro executivo do COTEQ e CONAEND. Professor da Engenharia Química da UNI-BH e da Pós-graduação da Cândido Mendes.
DIFERENCIAIS
Curso ministrado por profissional que apresenta vasta experiência na área o que possibilita discussões enriquecedoras sobre o tema. O conceito de Inspeção não Intrusiva tem ganhado cada vez mais espaço em mesas-redondas e fóruns de inspeção realizados no território brasileiro.