
Metodologia de gestão de risco de tubulações
DESCRIÇÃO
A integridade de tubulações é um item extremamente importante na segurança operacional e funcional de uma planta industrial. As tubulações estão presentes em elevado número quando comparadas a equipamentos e existem registros de que grande parte dos acidentes em unidades de refino e petróleo ocorreram por falha nesses componentes por não serem inspecionados de forma adequada.
OBJETIVO
Apresentação da metodologia de gestão de risco de tubulações focada na inspeção e manutenção através do RBI que possibilita a adequação das tubulações às demandas da NR-13, além de minimizar os riscos de perda de contenção devido aos mecanismos de degradação.
PÚBLICO ALVO
Engenheiros e técnicos que trabalhem em atividades relacionadas à Integridade e Gestão de Recursos em plantas industriais. Engenheiros e técnicos da área de mecânica, metalurgia, química, materiais e áreas correlatas.
DURAÇÃO
16 horas.
EMENTA
Parte 1: Visão Geral
1.1 Introdução
1.2 NR-13
1.3 Conceitos gerais RBI
Parte 2: Plano de inspeção de tubulação para atendimento à NR-13
2.1 Orientações
2.2 Abrangência
2.3 Plano de inspeção
Parte 3: Metodologia API 581
3.1 Coleta e organização de dados
3.2 Probabilidade de falha
3.3 Consequência de falha
3.4 Risco de falha e planejamento de inspeção com base no risco
Parte 4: Atividade prática
4.1 Exemplo prático de aplicação com cálculos
4.2 Elaboração do plano de inspeção final
4.3 Comentários e adequação do plano em função das exigências da NR-13
CERTIFICADO
Será emitido certificado para quem tiver frequência de 75% das aulas.
INSTRUTORES
Camila Pontes Pena
Mestre em Engenharia Metalúrgica e Materiais e Engenheira Química pela UFMG. Atua no ISQ Brasil nas áreas de corrosão, mecanismos de dano e inspeção baseada em risco (RBI) com trabalhos em diversas refinarias e petroquímicas. 10 anos de experiência na aplicação do RBI. Professora de pós-graduação em engenharia de Inspeção. Certificação API580.
DIFERENCIAIS
Curso ministrado por profissional que apresenta vasta experiência no tema o que possibilita a abordagem de casos práticos. A integridade de tubulações é um tema relativamente recente no território nacional, dessa forma, o curso possibilita ao participante a oportunidade de conhecer os conceitos e ações relacionados ao assunto. Além disso, possibilita o conhecimento da metodologia RBI que pode ser utilizada na tomada de decisões a fim de otimizar os recursos de inspeção.