Laboratório de ensaios ISQ

ISQ apresenta soluções verticais no Laboratório de Ensaios

O ISQ, como referência de excelência no desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas, organizou uma sessão exclusiva de demonstração de suas capacidades em ensaios e soluções inovadoras, voltadas para setores-chave como a indústria aeronáutica, aeroespacial, energética, automóvel e transporte de produtos perecíveis. 

O evento, realizado no dia 18 de fevereiro, ocorreu no Laboratório de Ensaios Especiais (LEE), em Castelo Branco. Esta sessão foi um marco significativo para o ISQ, que contou com a presença de um público diversificado, incluindo membros do Conselho de Administração do ISQ e o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues. 

O Laboratório de Ensaios Especiais (LEE) destaca-se pela sua infraestrutura de ponta e pela capacidade única de realizar ensaios avançados, com um foco especial em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D&I). Reconhecido pela sua atuação em projetos emblemáticos, como o fornecimento de lançadores para a Agência Espacial Europeia (ESA) e a otimização de componentes essenciais para a indústria aeronáutica, como as asas para a EMBRAER, este Laboratório posiciona-se como um centro de excelência técnica e inovação. 

Com uma especialização sólida e um portfólio de serviços de elevada qualidade, o LEE não só fortalece os setores industriais e tecnológicos da região de Castelo Branco, como também gera um impacto positivo em todo o país. Além de promover o avanço de altas tecnologias, o ISQ tem sido um pilar importante para a criação de oportunidades de emprego altamente qualificado, contribuindo para a formação de profissionais especializados. O seu compromisso com a inovação e a colaboração com empresas de renome solidificam a sua posição como um motor de progresso regional e nacional, gerando valor tanto para a economia quanto para a sociedade. 

Projetos Inovadores e Ensaios de Alta Precisão 

O ISQ, com a sua ampla expertise, oferece um portfólio completo de ensaios e soluções inovadoras em diversas áreas, como termodinâmica, vibração e aeroespacial. Com a acreditação e reconhecimento internacional, o ISQ tem sido um parceiro essencial para o desenvolvimento de tecnologias de ponta para projetos impactantes em setores críticos: 

Ensaios de Termodinâmica

O ISQ realiza ensaios de certificação ATP e emite certificados ATP para o território nacional, sob delegação do IMTT. O seu laboratório de certificação ATP é acreditado pelo IPAC, conforme a norma NP EN ISO 17025, e é reconhecido tanto pela Divisão de Transportes das Nações Unidas quanto pelo Instituto Internacional do Frio, garantindo a alta qualidade e conformidade dos processos. Além disso, o ISQ realiza ensaios e inspeções utilizando técnicas avançadas de termografia, incluindo a standard e a Lock-in, com profissionais certificados internacionalmente pelo ITC (Infrared Training Center). O laboratório também oferece serviços de auditoria e acompanhamento de obras na área da termodinâmica, atuando em sistemas de frio, AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e sistemas de geração de calor. A caracterização termodinâmica de materiais, incluindo a medição de calor específico, condutividade térmica e dilatometria, é igualmente uma das especialidades do ISQ, permitindo um estudo aprofundado e preciso das propriedades térmicas de diversos materiais, essenciais para as indústrias que dependem dessas qualidades. 

Ensaios de Vibração

O LEE conta com um laboratório dedicado a ensaios de vibração, equipado com um shaker de elevada capacidade (107 kN e 300 kW) e com controlo de temperatura. Este laboratório realiza não só ensaios standard de fadiga, como também efetua determinações de ressonâncias próprias e testes de choque. Além disso, o ISQ realiza análises de Modal Operacional, permitindo um estudo detalhado do comportamento dinâmico de componentes e estruturas sob condições específicas. Esta combinação de tecnologias e métodos oferece uma abordagem robusta para avaliar a resistência e o desempenho de materiais e componentes, essenciais para setores como o aeroespacial, automóvel e de energia. 

Ensaios Aeroespaciais

O LEE dispõe também de um laboratório dedicado a ensaios de componentes para as indústrias automóvel, aeronáutica, aeroespacial, entre outras. Equipado com câmaras de vácuo, sistemas de atuadores MTS e um avançado sistema de coleta de dados HBM com capacidade para 1000 canais, o laboratório realiza ensaios de limite e de fadiga, incluindo análises de ciclos de vida. Estes processos permitem avaliar a resistência e o desempenho de componentes em condições extremas. De modo a assegurar a qualidade e a conformidade com os elevados requisitos exigidos pelo setor aeroespacial, o laboratório é ainda acreditado pela norma EN/AS 9100C:2009. 

INFANTE

O primeiro microssatélite português para monitorização marítima e comunicações avançadas

O projeto Infante visa demonstrar a capacidade nacional no desenvolvimento de microssatélites, com foco em aplicações marítimas e comunicações por meio de constelações. O objetivo é criar, integrar, testar e operar um protótipo de microssatélite em órbita baixa (500 km de altitude), funcionando como um demonstrador de tecnologia para futuros satélites de observação. Este projeto de investigação e desenvolvimento (I&D) detém o pequeno satélite como percursor da exploração de constelações de satélites vistas da Terra. O ISQ desempenha um papel fundamental, sendo o parceiro responsável pela garantia da qualidade, segurança e pelo desenvolvimento de processos específicos de montagem, integração e testes, no âmbito do sistema e do subsistema. 

INFANTE
IXV pillars

IXV : Veículo de reentrada atmosférica experimental

Este veículo demonstrador reutilizável e não tripulado é um projeto da Agência Espacial Europeia (ESA) e tem capacidade para fazer voos orbitais e de se deslocar em voo planado, entre a reentrada na atmosfera e o local de amaragem. O ISQ esteve intensamente envolvido no desenvolvimento do IXV, sendo a única entidade portuguesa a acompanhar este projeto de forma contínua desde o seu início. Mais recentemente, a colaboração com a ESA decorreu a partir do centro de ensaios que o Grupo detém em Castelo Branco. 

SONDA PARA MARTE

Cápsula de reentrada atmosférica para exploração de Marte

O ISQ concluiu um projeto para a exploração de Marte. Com o nome de código cTPS o resultado já foi validado pela ESA e teve como objetivo o desenvolvimento do sistema de proteção térmica de uma cápsula que irá trazer amostras de rególito (calhaus) de Marte para serem analisados na Terra. Consiste numa solução de engenharia portuguesa que combina a cortiça com tecnologia de ponta, resultando numa cápsula de reentrada atmosférica inovadora. Esta promete ser uma referência em novos desenvolvimentos para missões espaciais. Assim, oferecemos à ESA uma solução otimizada e compacta, 25% abaixo do peso máximo exigido, e com redução de custos de produção. A sonda está prevista para lançamento após 2020. 

mars rover exploring the red planet surface, 3d illustration
Space satellite orbiting the earth. Elements of this image furnished by NASA.

SAGRES SMART

Suporte inteligente para prospeção geológica no fundo do mar baseada em recursos espaciais

O ISQ está a desenvolver o projeto SAGRES, uma iniciativa inovadora que recorre a serviços de deteção remota e big data analytics para otimizar a prospeção geológica no fundo do mar. Utilizando dados de satélites de observação da Terra da Agência Espacial Europeia (ESA), o projeto visa fornecer soluções avançadas para a exploração mineira em alto mar (DSM), tornando o processo mais eficiente e sustentável. 

No centro do SAGRES está o desenvolvimento e implementação de um serviço de consultoria web, baseado numa plataforma de suporte à decisão (PSD). Esta plataforma integra múltiplas fontes de dados de observação da Terra (OE) com inteligência artificial e machine learning (AI/ML), permitindo análises geológicas mais precisas e informadas. 

Além do seu impacto na indústria de mineração oceânica, o projeto reforça as competências do ISQ em áreas emergentes, como instrumentação embarcada em satélites, sistemas de informação geográfica, big data analytics, geologia e oceanografia. Para o seu desenvolvimento, o ISQ conta com a colaboração da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), consolidando o seu papel na vanguarda da inovação e exploração sustentável dos recursos naturais. 

PASSARO: Capacidades de Inovação de testes funcionais e estruturais  de estruturas aéreas

O projeto PASSARO tem como objetivo trabalhar em diversas áreas relacionadas com testes funcionais e estruturais, bem como com estruturas avançadas. Esta iniciativa contribuirá para o desenvolvimento de estruturas inteligentes e multifuncionais, bem como a automação de processos e tecnologias de produção voltadas para a manutenção dentro do conceito da Indústria 4.0. A sua aplicação será testada em dois demonstradores em escala real: dois cockpits e asas específicas para a plataforma de desenvolvimento inovador de aeronaves da Regional Aircraft’s (IADP). 

passaro1
gamma

PROJETO GAMMA EX: Sistema aéreo de operação remota

Com este projeto pretende-se desenvolver um sistema aéreo de operação remota ou um RPAS (Remotely Piloted Aircraft System) concebido para missões de reconhecimento e monitorização química e radiológica. Além disso, o seu objetivo passa também pela expansão da utilização do RPAS para cenários de elevado risco, incluindo ambientes com potencial para atmosferas explosivas, reforçando a segurança e a eficácia em operações críticas. 

ASA DA EMBRAER

Ensaios ao demonstrador da parte estrutural de uma asa

O ISQ foi responsável pela conceção e execução de um conjunto de ensaios num demonstrador da parte estrutural de uma asa (semi-asa) constituída maioritariamente por material compósito. Esta semi-asa foi desenvolvida pela Embraer e destina-se a uma nova geração de aviões comerciais de passageiros. A Embraer fez o ensaio em solo desta semi-asa no laboratório do Grupo ISQ, em Castelo Branco. Para o efeito foram utilizadas técnicas avançadas de inspeção não destrutiva assim como trabalhos preliminares de ensaios mecânicos e de impacto. 

embraer 1

Ajude-nos a divulgar as soluções inovadoras que estão a moldar o futuro das indústrias aeronáutica, aeroespacial, de energia, automóvel e de transporte de produtos perecíveis. Partilhe este artigo com a sua rede e contribua para a transformação dessas áreas estratégicas. 

Para mais informações ou para colaborar connosco, entre em contacto e siga-nos nas redes sociais do ISQ (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube). Mantenha-se atualizado sobre as nossas iniciativas e faça parte da nossa jornada rumo ao futuro. 

Similar Posts