CONFERÊNCIA EUROPEIA DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PELA PRIMEIRA VEZ EM PORTUGAL
O Fórum Setorial de Ensaios Não Destrutivos (FSEND-RELACRE) será o anfitrião da 13.ª Conferência Europeia de Ensaios Não Destrutivos (ECNDT 2023), que se vai realizar de 3 a 7 de julho de 2023, no Centro de Congressos de Lisboa.
Esta conferência, que habitualmente tem lugar de quatro em quatro anos, será conduzida pela primeira vez no nosso país, com o apoio do ISQ.
Trata-se, assim, do maior evento internacional da Federação Europeia de Ensaios Não Destrutivos (EFNDT).
A conferência incluirá um vasto programa técnico e científico, no qual serão apresentados os mais recentes desenvolvimentos científicos e tecnológicos, bem como aplicações inovadoras nas principais áreas industriais.
Além do programa, os pavilhões (1 e 2) do Centro de Congressos de Lisboa vão acolher expositores de todo o mundo, naquela que é uma oportunidade única para contactar com o estado da arte e os avanços da tecnologia de Ensaios Não Destrutivos (END).
Soluções ISQ:
Ensaios não destrutivos de soldaduras
Utilização da tecnologia automatizada de phased array para componentes de aço de paredes finas
O grupo ISQ desenvolveu um sistema fiável e eficiente para realizar o exame de soldadura circunferencial em tubos de pequeno diâmetro. Este sistema está em conformidade com as normas para substituir o exame radiográfico e permite realizar e registar o exame PAUT em tubos de ½” até 4”. Esta solução utiliza sondas inovadoras de matriz faseada de baixo perfil com focagem optimizada, o que melhora a deteção de pequenos defeitos em tubos de parede fina, fornecendo assim bons sinais UT e codificação precisa em toda a circunferência do tubo.
NDT para parafusos e roscas,
Os parafusos e as roscas são componentes estruturais críticos que requerem verificação durante as avaliações de integridade em serviço. A solução PAUT TFM apresenta-se como a técnica mais eficiente e fiável para ser executada em serviço, sem necessidade de remover o fixador.
Mentor
O ensaio por correntes parasitas é um método de ensaio não destrutivo versátil que utiliza a indução electromagnética para detetar falhas em materiais condutores, soldaduras ou componentes. O método de ensaio por correntes de Foucault pode detetar fissuras muito pequenas na superfície do material ou perto dela, as superfícies necessitam de uma preparação mínima. A maior vantagem do método de ensaio por correntes parasitas é que pode ser utilizado para determinar defeitos superficiais ou próximos da superfície em superfícies pintadas ou revestidas e é normalmente utilizado na indústria aeroespacial, na indústria do petróleo e do gás e noutras indústrias em geral onde o revestimento protetor da superfície não pode ser removido.