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ISQ no sector da aeronáutica e aeroespacial

Aeronáutica/Aeroespacial

Hoje é o normal

Hoje, no ISQ, é comum cruzarmo-nos com diferentes trabalhos em curso para o sector da aeronáutica e espaço. Este tipo de atividades tem despertado o interesse dos média portugueses pelo ISQ. E num livro editado este ano pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, intitulado “Portugal e o Espaço”, o ISQ surge referenciado nesta área com algum detalhe.

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Este é o resultado de um trabalho de vários anos, de uma equipa diversificada e altamente qualificada em áreas de elevada complexidade tecnológica e organizacional, que permitiu ao ISQ granjear nome e sucesso no sector, dentro e fora do país.

As atividades no âmbito do sector da aeronáutica e espaço começaram no início do século e têm crescido de forma sustentada, ganhando visibilidade dentro e fora do ISQ. Só no último ano houve amplo destaque, interno e externo, a um conjunto de projetos que contaram e contam com o envolvimento do ISQ, nomeadamente:

  • O lançamento e recuperação, com sucesso, do veículo espacial IXV, bem como a conclusão do primeiro projeto de Life Cycle Assessment, ambos tendo como cliente final a Agência Espacial Europeia (ESA – European Space Agency);
  • O arranque dos ensaios de desenvolvimento na semi-asa da Embraer;
  • A participação na construção do maior telescópio óptico do mundo, o E-ELT (European Extremely Large Telescope), do Observatório Europeu do Sul (ESO – European Southern Observatory).

Mas a atividade neste sector não se resume ao que tem sido mais falado. Em paralelo existem múltiplos trabalhos em curso para as diferentes vertentes deste sector, sejam eles:

  • A produção industrial aeronáutica;
  • O transporte aéreo;
  • A manutenção e reparação de aeronaves;
  • A exploração e construção de aeroportos;
  • O transporte espacial;
  • O desenvolvimento de tecnologia para quase todos estes subsectores.

Praticamente todos os departamentos do ISQ têm desenvolvido atividades para pelo menos um desses subsectores. Muitos dos recursos humanos do ISQ já dedicaram uma parte do seu trabalho ao sector da aeronáutica e espaço. Por seu lado, quanto aos clientes, uma parte significativa ou é estrangeira ou está incorporada em cadeias de fornecimento internacionais. Acima de tudo, todo este sector está em franco crescimento.

No atual panorama económico mundial, este é um dos sectores cujas perspetivas de crescimento se mantêm robustas.

Vamos procurar contar a história do caminho percorrido até aqui.

O início da história arranca com dois acontecimentos quase simultâneos: o contrato para o ISQ para o Quality Assurance/Quality Control (QA/QC) do Large Hadron Collider (LHC) do Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN) e a adesão de Portugal à ESA.

O primeiro demonstrou que o ISQ pode ocupar com mérito um lugar em arenas internacionais de elevadíssima exigência técnica e organizacional; o segundo abriu caminho para a indústria espacial e daí para outros sectores com sinergias evidentes.

Pouco tempo depois, foi assinado um protocolo para o desenvolvimento conjunto de atividades nos sectores da energia e ambiente entre a NASA e a organização portuguesa C3P, cujo parceiro técnico do lado nacional é o ISQ. Nessa mesma altura arrancaram os primeiros projetos de I&D com parceiros nacionais e internacionais de transporte e navegação aérea. Já na altura o ISQ prestava serviços nos aeroportos nacionais e para empresas de manutenção e reparação de aeronaves.

Em 2003, graças a uma parceria com a francesa APAVE, o ISQ começou a prestar serviços de QA/QC no Centro Espacial Europeu (CSG), na Guiana Francesa. Rodrigo Cunha foi o primeiro colaborador do ISQ a ir para o CSG, onde estivemos três anos, abrindo caminho para todos os outros trabalhos que se seguiram.

Ainda assistimos ao lançamento do Ariane 5, que levou a missão Roseta que se tornou mundialmente conhecida dez anos depois. Muitos dos colegas que mais tarde foram para o CSG tinham passado previamente pelo CERN, onde já se tinham habituado a uma forma e ambiente de trabalho com muitas semelhanças com o que depois foram encontrar. Alguns deles, depois de saírem do CSG, foram para projetos com níveis de exigência semelhantes, tais como o ITER (International Ther-monuclear Experimental Reactor) e o Petroleum Institute.

Dois anos mais tarde, o ISQ começou a trabalhar para a ESA em atividades de desenvolvimento de tecnologia. Começámos com um conjunto de pequenos trabalhos de prestação de serviços para o desenvolvimento de tecnologia nas áreas dos materiais, inspeção e ensaios e metrologia para o ESTEC, o centro que a ESA tem na Holanda onde concentra as atividades de desenvolvimento de materiais, sistemas e hardware de voo. Este trabalho assenta num contrato de prestação de serviços com atividades de desenvolvimento de tecnologia. Foi também um primeiro passo na aprendizagem do processo de gestão e desenvolvimento de tecnologia da ESA.

Por esta altura o governo português decidiu alargar a sua participação na ESA ao programa opcional dedicado ao desenvolvimento dos futuros veículos espaciais, o programa Future Launchers Preparatory Programme. Esta decisão abriu a porta às empresas e à academia portuguesas aos grandes integra-dores europeus que estavam a desenvolver os veículos espaciais do futuro.

Como tudo se acelerou a partir de 2008

Em 2008 tivemos os primeiros contactos com a Thales Alenia Space (TAS).

Deste processo resultou a participação do ISQ num projeto de desenvolvimento de um escudo térmico metálico. Uma parte importante da nossa participação neste projeto implicava a realização de testes em alto vácuo, alta temperatura e utilização simultânea de atuadores mecânicos.

Desenvolvemos, com a Aralab e o nosso Laboratório de Ensaios de Termodinâmica e Aeroespaciais (LABET), uma câmara de vácuo capaz de realizar com sucesso este trabalho para a TAS. Nesse período tivemos também os primeiros contactos com a Snecma Propulsion Solide, que entretanto se passou a chamar Herakles (Grupo SAFRAN), com quem criámos uma parceria para o desenvolvimento de tecnologias de proteção térmica para o veículo IXV.

De novo o modelo foi o de prestação de serviços para o desenvolvimento de tecnologia, utilizado em todos os casos descritos daqui para a frente, exceto nos projetos de I&D. Assim começou aquele que foi o projeto mais longo, de grande visibilidade e de enorme sucesso neste sector. Na altura o voo do IXV ainda estava muito distante.

Era ainda necessário desenvolver muita tecnologia e fabricar o veículo que só viria a voar muito mais tarde, em 2015.

Começámos por nos focar no mesmo tipo de trabalho que tínhamos feito alguns meses antes para a TAS, ou seja a determinação de propriedades termodinâmicas de materiais e ensaios na câmara de vácuo, realizados no nosso LABET. Porém, todo este trabalho teve que ser interrompido devido ao incêndio que em setembro de 2010 destruiu inteiramente as instalações de Castelo Branco do ISQ.

Este foi um período muito complicado, não só porque foi preciso recuperar o tempo perdido, como também manter a confiança dos clientes na nossa capacidade de cumprir os objetivos com que nos tínhamos comprometido e de manter prazos e orçamentos. Felizmente conseguimos manter essa confiança e obter resultados com qualidade. Para isso ajudou igualmente o facto de termos a decorrer, em paralelo, outra campanha de ensaios, também para o IXV, nas nossas instalações de Oeiras. Em Oeiras estávamos igualmente a fazer algo de muito parecido com o que tínhamos feito anteriormente para a TAS: ensaios mecânicos, alguns a alta temperatura, em parafusos e em pequenas peças metálicas.

Daqui partimos para a integração destas pequenas peças em painéis em material compósito, fabrica-dos pelo nosso cliente, e avançámos para a realização de ensaios para a caracterização dinâmica destes conjuntos utilizando os shakers do nosso Laboratório Ensaios de Equipamentos Elétricos (LABEL) em Oeiras.

Este era um trabalho que tinha características totalmente novas para o ISQ. Havia trabalhos de colagem de sensores no material compósito e a utilização de vários acelerómetros triaxiais para aquisição de dados.  Trabalhámos em parceria desta vez com o IDMEC-IST. Apesar das vicissitudes e de todas as novidades introduzidas, todas estas campanhas realizadas em Castelo Branco e em Oeiras foram um sucesso. A par destes trabalhos, durante estes anos fomos também crescendo em Portugal e no CSG (Guiana Francesa).

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Em Portugal fizemos um primeiro projeto com a Optimal Structural Solutions no domínio do desenvolvimento de materiais compósitos para a aeronáutica, ao qual se seguiram vários projetos conjuntos de I&D. Começámos a fazer os ensaios dinâmicos de aceitação dos magnetómetros fabricados pela empresa portuguesa Lusospace, além disso ganhámos, num consórcio com o IPFN–IST, um projeto da ESA para a construção no país de um tubo de choque para simular reentradas planetárias.

No Centro Espacial Europeu, em 2009, já tínhamos uma equipa permanente. Por essa altura tínhamos realizado, ou estávamos a realizar, múltiplos projetos de I&D neste sector. Alguns deles foram o TRACE-IT, ASHLEY, FATIGUE TEST, AEROInspect, FRIENDCOPTER, AROSATEC ou SIRBLADE.

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Entretanto fomos novamente desafiados pela TAS para um trabalho bastante mais ambicioso.

Desta vez, o que estava em cima da mesa era o desenvolvimento de um novo painel exterior para o último andar do lançador Ariane 5. Neste projeto começámos por validar as características físicas de diferentes materiais e por fazer testes mecânicos em pequenas peças, depois passámos a trabalhar em peças mais complexas, que incluíam vários componentes, e fomos até à realização dos ensaios dinâmicos de qualificação de um painel completo. A possibilidade de realizar ensaios dinâmicos num painel de grandes dimensões veio acelerar a decisão de reforçar a capacidade do ISQ de realização de ensaios dinâmicos, incluindo reforço de shakers.

Novas áreas, novos serviços desde 2011

Durante o ano de 2011 o ISQ começou a prestar serviços para as fábricas da Embraer, em Évora. Nessa altura, as fábricas ainda estavam a ser construídas e começámos por prestar serviços na área da segurança industrial, depois alargámos para várias áreas, desde os laboratórios de química, materiais e metrologia, à formação, diretiva máquinas, equipamentos de elevação, manutenção industrial, entre outras.

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Nesse mesmo ano o ISQ foi convidado pela Embraer, em concorrência com duas outras entidades portuguesas, para apresentar uma proposta para a realização de um ambicioso programa de ensaios de desenvolvimento tecnológico para uma asa realizada em materiais compósitos.

Esse projeto foi adjudicado ao ISQ, envolvendo seis áreas internas, para além de um parceiro externo, a Optimal Structural Solutions, referido anteriormente. O ISQ teve que complementar os recursos já existentes com um novo investimento numa infraestrutura para ensaios estruturais, financiada com fundos regionais de apoio, que ficou instalada no ISQ Castelo Branco.

Em 2012 o ISQ integrou a Direção da Associação Portuguesa da Indústria Aeronáutica – PEMAS. Nos anos seguintes a Associação dinamizou esforços para ir ao encontro das necessidades dos seus associados, procurou e conseguiu agregar as associações das áreas de Aeronáutica, Espaço e Defesa, donde resultou a criação da Federação AED, que juntou num espaço físico comum as três associações e dinamizou, numa lógica bottom-up, a indústria em projetos coletivos e dinamizadores.

Em 2014 ganhámos um contrato com a ESA para realizar a Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) de vários materiais e processos para a indústria espacial, em parceria com uma empresa norueguesa. Trabalhámos em vários tratamentos de superfície, soldadura, maquinações, produção de tanques de combustível, materiais compósitos, fibra de vidro, etc. Este trabalho correu muito bem, conseguindo-se reforçar a parceria com os noruegueses e ganhando um segundo contrato de LCA, para a ESA, desta vez para os propelentes utilizados no transporte espacial. Nesse ano arrancámos ainda com outro contrato, também para a ESA, com o objetivo de encontrar alternativas ao crómio hexavalente em ligas e materiais de utilização aeroespacial.

Ainda em 2014 as autoridades nacionais deram provas de reconhecer o trabalho desenvolvido pelo ISQ neste sector e convidaram-nos para ocupar duas posições de representação do Estado português na União Europeia: Delegado Nacional H2020 ao Programa Transportes na vertente aeronáutica e Delegado Nacional H2020 ao Programa Espaço.

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