ISQ recebe pela 2ª vez o consórcio internacional do projeto MAESTRI
O ISQ recebeu, pela 2ª. vez, nos dias 8 e 9 de Março o consórcio internacional do projecto Maestri. Trata-se do Projecto Europeu de investigação e desenvolvimento – Energy and Resource Management Systems for Improved Efficiency in the Process Industries – que visa a criação de um sistema integrado de gestão da energia e recursos, com o objectivo de desenvolver e aplicar metodologias de promoção da eco-eficiência na indústria: “fazer mais (valor), com menos (recursos)”.
Este projecto permitirá uma redução do consumo, e uma poupança da ordem dos 20% nos próximos quatros anos, contando já com 6 meses de execução. Por isso mesmo, a segunda reunião do projecto, realizada nos dias 8 e 9 de Março em Portugal, visou discutir o seu progresso, bem como dar a conhecer aos parceiros europeus as duas indústrias portuguesas onde serão demonstrados os desenvolvimentos: peças metálicas e componentes metalomecânicos.
MAESTRI
Projeto europeu de investigação e desenvolvimento que visa a criação de um sistema integrado de gestão da energia e recursos, com o objetivo de desenvolver e aplicar metodologias de promoção da ecoeficiência na indústria: “fazer mais, com menos recursos”
O ISQ coordena um consórcio de 15 parceiros europeus oriundos de 5 Estados-Membros (Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Reino Unido).
Este projeto, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Horizonte 2020, Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, é liderado pelo ISQ, tratando-se do primeiro e único com coordenação portuguesa no concurso do SPIRE – Indústria de Processos Sustentável.
O MAESTRI tem uma duração de 4 anos e está a ser desenvolvido por um consórcio de 15 entidades europeias oriundas de 5 Estados Membros (Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Reino Unido), liderados pelo ISQ. Os desenvolvimentos do projeto serão testados em quatro instalações industriais na Europa, duas em Portugal e duas na Alemanha.