Labiagro promove seminário sobre segurança alimentar
O Labiagro, laboratório químico e microbiológico do Grupo ISQ, continua a promover o esclarecimento de todos os agentes económicos na área da segurança alimentar.
Em junho, decorreu no Taguspark, o seminário de segurança alimentar promovido pela equipa do Labiagro. O evento contou com a intervenção de diversas personalidades com papel ativo e relevante na garantia da qualidade e segurança alimentar, como Graça Mariano, da Direção de Serviços de Segurança Alimentar (DGAV- Direção-Geral de Alimentação e Veterinária), Maria Manuel Mendes, Chefe de Divisão de Riscos Alimentares (ASAE) e Manuel Évora, Presidente da Portugal Fresh.
Cristina Tendinha, Diretora do Labiagro, reforçou a importância dos laboratórios para garantir a qualidade dos géneros alimentícios. Graça Mariano, da DGAV, pronunciou-se sobre a definição, execução e avaliação das políticas de segurança alimentar e planos de alimentação humana e Maria Manuel Mendes, da ASAE, mostrou na sua intervenção a atividade desta entidade em território nacional, enquanto responsável pela avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar e no controlo oficial dos géneros alimentícios (nomeadamente planos de controlo dos géneros alimentícios colocados no mercado).
A segurança alimentar direcionada para a atividade laboratorial, também foi abordada. Bruno Vitoriano, Responsável Técnico do Labiagro, relembrou que a determinação de pesticidas é essencial para controlar a segurança dos alimentos. Manuel Évora, presidente da Portugal FRESH – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores, contribuiu com o seu ponto de vista enquanto operador económico desta área, valorizando a importância da segurança alimentar.
Ouve ainda tempo para debater o papel da embalagem e transporte de alimentos, destacando Margarida Alves, Diretora do Centro Nacional de Embalagem, a importância da embalagem na segurança alimentar, na proteção e conservação dos alimentos, de forma a que não constitua uma fonte de perigos para a segurança e qualidade do produto, e Alexandra Costa, do Labmetro (ISQ), salientou a relevância da rastreabilidade da cadeia de frio no transporte de alimentos.