Software para avaliação riscos e Lesões Músculo-Esqueléticas
Segundo a Agência Europeia para a Saúde e Segurança no Trabalho, as lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho (LMELT) são o problema de saúde mais frequente na Europa, afetando milhões de trabalhadores. Neste âmbito, a SO – Intervenção em Saúde Ocupacional, do Grupo ISQ, disponibiliza um novo software para a avaliação de riscos de lesões músculo-esqueléticas, o ErgoSoft.
O ErgoSoft inclui 14 metodologias distintas de avaliação dos riscos de LME (RULA, OWAS, REBA, STRAIN INDEX, OCRA, Guia INSHT, NIOSH Simples, Multitarefa e Sequencial, ISO 11228-1, Snook e Ciriello, INSHT, EDV, ROSA e WBGT), e permite ainda recolher dados através do smartphone.
As LMELT são motivo de preocupação, não só pelos efeitos negativos que provocam sobre a saúde dos trabalhadores, mas também pelo impacto económico que produzem nas empresas, conduzindo a sofrimento e consumo de cuidados médicos e afetando significativamente a capacidade de trabalho do trabalhador e o processo produtivo. Os movimentos repetitivos, as posições cansativas ou dolorosas e o transporte ou deslocação de cargas pesadas são os principais fatores de risco evidenciados pelo 6º Inquérito Europeu Sobre as Condições de Trabalho (2015).
A SO disponibiliza em Portugal o ErgoSoft, um software acessível a todas as empresas e profissionais ligados à segurança do trabalho, que constitui uma importante ferramenta para a avaliação e gestão desta tipologia de riscos.