Abril 2009 © ISQ

Outras notícias

ISQ apoia a Indústria com o Eco-Design

A Comunicação da Directiva 2005/32/CE ao Conselho e Parlamento Europeu sobre a Política Integrada de Produtos (PIP), apresenta uma estratégia de reforço e de reorientação das políticas ambientais em matéria dos produtos e serviços existentes na Comunidade, com vista a fomentar o desenvolvimento de um mercado favorável à comercialização de produtos mais ecológicos.

A estratégia da Política Integrada relativa aos Produtos (PIP) assenta em três pilares do processo de decisão que condicionam o impacto ambiental do ciclo de vida de cada produto: a aplicação do princípio do poluidor-pagador aquando da fixação dos preços dos produtos, a escolha informada dos consumidores e a concepção ecológica dos produtos.

A Área de Desenvolvimento Sustentável presta apoio e serviços de consultoria junto das empresas na promoção da concepção ecológica dos seus produtos e serviços tendo como objectivo máximo a redução dos impactos ambientais ao longo do seu ciclo de vida. A colaboração do ISQ pretende ter como resultados:

  • O aumento da credibilidade da marca junto dos consumidores, através de rótulos ecológicos e/ou Marketing Ambiental
  • A criação de factores de diferenciação dos produtos da empresa
  • A redução dos custos associados à produção, bem como o estudo e apoio no acesso a financiamentos externos à empresa, especialmente direccionados para o desenvolvimento de novos produtos
  • A identificação de opções técnicas mais eficientes e oportunidade para melhorar performances na empresa
  • A identificação de aspectos ambientais relacionados com o desenvolvimento e concepção de produtos novos e/ou existentes
  • Um melhor conhecimento do produto e identificação de novas oportunidades de negócio

O ISQ dispõe de várias ferramentas técnicas, normativas e legislativas, bem como de um grupo de trabalho com conhecimentos consolidados, adquiridos através da realização de diversos trabalhos sobre esta temática. Entre estes, podem destacar-se, por exemplo, a participação no estudo de reutilização de componentes de equipamentos eléctricos e electrónicos, a análise da sustentabilidade dos biocombustíveis produzidos em Portugal, ou o estudo dos melhores materiais existentes para a produção de endoscópios descartáveis.

As considerações ambientais na concepção e desenvolvimento de produtos (Eco-Design) representam benefícios empresariais significativos, como o uso sustentável de recursos e matérias-primas e a redução na produção de resíduos após a utilização dos produtos. Por outro lado, a Análise de Ciclo de Vida (ACV) do Produto contribui para a melhoria dos padrões e processos de produção e consumo e para a promoção de uma política industrial sustentável.

Outras notícias