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Abril 2009 © ISQ Outras notícias A Norma ISO 20000 é a primeira norma internacional orientada para a Gestão da Prestação de Serviços de TI – Tecnologias de Informação. O seu objectivo principal é fornecer um modelo de referência para qualquer empresa que preste serviços de TI para clientes internos ou externos. Dado que a comunicação tem um papel crucial na gestão de serviços, um dos objectivos principais da norma será, também, a criação de uma terminologia comum para os prestadores de serviços, os seus fornecedores e os seus clientes. A itSMF – IT Service Management Forum – é uma organização independente e sem fins lucrativos, que reúne cerca de 3 mil organizações em todo o mundo, nos sectores das Tecnologias de Informação, Administração Pública, Retalho, Banca, Telecomunicações e Grande Consumo. A nível internacional, a implantação da Norma ISO 20000 registou, em 2008, um crescimento significativo, com 355 organizações em todo o mundo a obterem a acreditação. Está a assumir-se como um dos pilares do IT Governance e começa a ser encarada como obrigatória, pelos principais fornecedores mundiais de soluções de TI, para a Administração Pública, mas também para outros sectores, com destaque para o sector financeiro.
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