Julho 2008 © ISQ

Outras notícias


Encerramento do Projecto “Formação e Empregabilidade”

Desde o último trimestre de 2008, o ISQ Formação tem levado a cabo um projecto de formação financiada no âmbito da medida 2.4 – Formação e Empregabilidade do Programa Operacional de Lisboa e Vale do Tejo, destinado a desempregados e empregados, de vários níveis de Qualificação.

Com o objectivo único de promover a empregabilidade através do desenvolvimento de competências técnicas e relacionais implementámos 4 cursos distintos:

Desenvolvimento Pessoal e Empreendedorismo destinado a pessoas que, afastadas do mercado de trabalho há algum tempo, apostavam na sua reinserção profissional através da criação do próprio emprego. Durante 4 meses estes formandos tiveram a formação necessária para possibilitar a concepção de um business plan numa área de negócio à sua escolha. Os projectos foram variados, desde a criação de um restaurante, um atelier de artes plásticas e até uma empresa na área do Biodiesel.

Técnico de Higiene e Segurança Alimentar, o único curso destinado a activos empregados, cujo objectivo foi o de possibilitar a aquisição de ferramentas técnicas a pessoas vindas do sector da restauração, onde os vínculos laborais tendem a alguma precariedade.

Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho, com duas acções destinadas a licenciados desempregados, com o objectivo da requalificação profissional ou consolidação e certificação de competências. Estes formandos empenharam-se durante 5 meses para a aquisição do Certificado de Aptidão Profissional como Técnicos Superiores de Higiene e Segurança no Trabalho.

Técnico de Ambiente, onde um grupo heterogéneo de 13 pessoas desempregadas e com baixas qualificações escolares e profissionais voltaram a contactar com conteúdos como a matemática, a língua portuguesa e o inglês, articulando estes saberes transversais com saberes técnicos como a implementação de sistemas de gestão ambiental.

Ao longo destes meses, estes 60 formandos investiram num projecto de formação com a perspectiva de melhorar a sua situação profissional. Para o efeito, elaboraram projectos, experimentaram novos desafios, foram temporariamente inseridos em empresas para formação em contexto de trabalho e, acima de tudo, acreditaram ser possível ultrapassar a situação de desemprego, estando agora disponíveis para abraçar um novo projecto profissional.

Realizou-se um almoço de encerramento com a presença do Eng. Dias Miranda, Presidente do Conselho de Administração do ISQ, para homenagear todos aqueles que, quer no papel de formandos, quer no de formadores, estiveram envolvidos e se dedicaram a este projecto.

 

Outras notícias