Copernicus Marine Week com o projeto SAGRES
Durante os dias 25 a 29 de setembro, o Sustainable Innovation Centre do ISQ participou na Copernicus Marine Week, em Bruxelas, onde apresentou os resultados do projeto SAGRES.

SAGRES SMART
Suporte inteligente para prospeção geológica no fundo do mar baseada em recursos espaciais
O ISQ está a desenvolver o projeto SAGRES, uma iniciativa inovadora que recorre a serviços de deteção remota e big data analytics para otimizar a prospeção geológica no fundo do mar. Utilizando dados de satélites de observação da Terra da Agência Espacial Europeia (ESA), o projeto visa fornecer soluções avançadas para a exploração mineira em alto mar (DSM), tornando o processo mais eficiente e sustentável.
No centro do SAGRES está o desenvolvimento e implementação de um serviço de consultoria web, baseado numa plataforma de suporte à decisão (PSD). Esta plataforma integra múltiplas fontes de dados de observação da Terra (OE) com inteligência artificial e machine learning (AI/ML), permitindo análises geológicas mais precisas e informadas.
Além do seu impacto na indústria de mineração oceânica, o projeto reforça as competências do ISQ em áreas emergentes, como instrumentação embarcada em satélites, sistemas de informação geográfica, big data analytics, geologia e oceanografia. Para o seu desenvolvimento, o ISQ conta com a colaboração da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), consolidando o seu papel na vanguarda da inovação e exploração sustentável dos recursos naturais.
A Copernicus Marine Week tratou-se de uma semana onde se apresentou e divulgou as principais novidades da CMEMS (Copernicus Marine Environment Monitoring Service) no que se refere à economia, desafios sociais, ciência e liderança da UE em todo o mundo e também apresentou as perspetivas futuras do CMEMS em beneficio dos Estados Membros, das Regiões e da Sociedade em geral.