FUSÃO NUCLEAR – CONFINAMENTO INERCIAL – FEZ-SE HISTÓRIA
E fez-se história! A recente descoberta de cientistas americanos, esta semana, numa abordagem da fusão nuclear conhecida como confinamento inercial, aponta caminhos para novas fontes de energia limpas, algo que pode vir a revolucionar o mundo. Mas serão necessárias algumas décadas ao nível de desenvolvimento de processos e de I&D para lá chegar e poder constituir-se como uma solução comercial.
Entretanto, o ITER – International Thermonuclear Experimental Reactor – o maior investimento científico da atualidade onde o ISQ participa , está a construir o primeiro reator experimental de fusão nuclear, do tipo Tokamak, capaz de gerar um retorno de energia positivo e demonstrar a viabilidade científica e técnica da fusão nuclear como fonte de energia limpa. Simultaneamente irá testar e capacitar a indústria no domínio das tecnologias necessárias para o funcionamento de um reator comercial deste tipo.
“O ISQ é uma das poucas entidades nacionais que atua como fornecedor de primeira linha, colaborando diretamente com o ITER ORG e a F4E (Fusion for Energy) através da prestação de serviços em âmbitos tão diversos como: formação, inspeção, ensaios, desenvolvimento de tecnologia de controlo não destrutivo, engenharia de processos de ligação e serviços de suporte à engenharia de base (design e análise).A carteira total de contratos do ISQ para as entidades ITER ORG e F4E totaliza um valor superior a 22 milhões de Euros (desde 2007)”, refere Pedro Matias, presidente do ISQ,
Veja o conteúdo completo da Press Release