GRUPO ISQ CRESCE 15% NO VOLUME DE NEGÓCIOS

e atribui prémio de produtividade aos seus Colaboradores

O Grupo ISQ aprovou hoje em Assembleia-Geral o seu Relatório e Contas e apresentou um crescimento do Volume de Negócios de cerca de 15% face ao período homologo de 2022.

Assim, o Grupo ISQ fechou o ano de 2023 com um Volume de Negócios consolidado de 88,7M€ que corresponde a um aumento de cerca de 15% face ao período homólogo de 2022 (77,4M€).

O Grupo ISQ apresentou ainda um aumento de 19% do seu EBITDA (passou de 9,2M€ em 2022 para 10,9M€ em 2023). Com estas contas os Resultados Líquidos do Grupo ISQ passaram de 3,3M€ em 2022 para 3,8M€ em 2023, o que representa um crescimento de cerca de 15%.

O Grupo ISQ tem hoje uma posição consolidada de atuação em várias geografias com destaque, para além de Portugal, no Brasil, em Angola, Espanha, Macau, Argélia, Guiana Francesa e norte da Europa e atua na vertente de serviços TIC – Testing, Inspection and Certification, em sectores como o ambiente, as energias renováveis, as indústrias de processo, a aeronáutica e o aeroespacial, o automóvel, a farmacêutica, ou a formação técnica avançada.

Para Pedro Matias, Presidente do Grupo ISQ, “os resultados do ano de 2023 são bastante positivos para o ISQ, mas, mais do que isso, mostram a consolidação de uma estratégia de crescimento pois nos últimos três anos conseguimos aumentar todos os anos o volume de negócios, o EBITDA, a Margem/EBITDA e aumentar os Resultados Líquidos”.

O Grupo ISQ é uma entidade privada e independente com vários Laboratórios Acreditados e que presta à serviços integrados de engenharia à indústria, inspeções técnicas, ensaios especiais, sendo reconhecido como a maior infraestrutura tecnológica em Portugal.

“Estes resultados só são possíveis graças aos nossos Colaboradores que em Portugal e no Mundo dão o melhor de si para levar aos nossos clientes as soluções mais avançadas e inovadoras. Por isso parte dos bons resultados do ano de 2023 serão distribuídos aos Colaboradores”, complementa Pedro Matias, Presidente do Grupo ISQ.

Por outro lado, o Grupo ISQ tem vindo a ter um forte envolvimento em atividades de inovação em Portugal e no Mundo tendo já participado em mais de 500 projetos de inovação muitos deles financiados pelos mais exigentes programas europeus. Atualmente está também envolvido em dez das Agendas Mobilizadoras do PRR – Programa para a Recuperação e Resiliência.

Ao longo dos últimos anos o ISQ tem assumido a sustentabilidade e a transição energética como um dos seus principais pilares estratégicos e um ativo da Organização, apostando na responsabilidade social e ambiental através de ações concretas em termos de redução da pegada carbónica, associada às suas atividades, caso do investimento em sistemas de produção própria fotovoltaica e na renovação da frota automóvel por tipologias mais sustentáveis.

“O ISQ em todas as atividades que efetua, tem sempre o objetivo de ser o mais sustentável, de poluir o menos possível e trabalhar com equipamentos laboratoriais que tenham o menor consumo energético e que produzam a menor quantidade de gases de estufa”, refere Pedro Matias.

A responsabilidade com os Colaboradores é um fator chave para o propósito do ISQ. O sucesso e a satisfação dos Colaboradores do ISQ é que podem originar o sucesso do ISQ, por isso a retenção e atração de talento é fundamental para o crescimento do Grupo ISQ, apostado na satisfação e o wellbeing dos Colaboradores como prioridade em toda a liderança do Grupo ISQ.

“Por isso temos vindo a investir cada vez mais nos nossos Colaboradores seja através da melhoria das condições salariais através de aumentos, seja através da atribuição de prémios de produtividade e outros benefícios”, complementa Pedro Matias.

Na primeira e segunda linha de gestão, nomeadamente na “direção” e “responsáveis de departamento” foi atingido 45% de mulheres em posições de liderança, reforçando a diversidade de género nas lideranças do ISQ.

Desde o ano de 2021, o ISQ já investiu mais de 1M€ em sistemas de produção fotovoltaica, com uma capacidade instalada de cerca de 650KWp, na sua sede, no Taguspark, em Oeiras, adicionando 79 kWp instalados na delegação Norte, em Grijó. A capacidade instalada tem permitido uma redução da pegada carbónica nos últimos anos de cerca de 1200 toneladas de Co2 e uma redução de consumo na ordem 2,2 GWh.

Em 2023, a instalação de produção energética permitiu uma produção de 875 MWh no campus de Oeiras e de 105 MWh em Grijó, diminuindo as emissões em 181 Ton. Co2 e 21 Ton. Co2, respetivamente.

Na caminhada estratégica da descarbonização e investimento na produção autónoma de energias renováveis, o ISQ tem um novo projeto em fase de conclusão, nas suas instalações em Castelo Branco. Trata-se de um sistema integrador de uma microgrid baseado na modulação algorítmica entre os sistemas de produção fotovoltaica, storage e carregadores de veículos elétricos, que permitirá otimizar a modelação dos processos de carga/descarga do sistema de storage, através de modulações reais. Com este sistema em Castelo Branco prevê-se uma redução de 453 Mwh/ano em energia, o equivalente a uma diminuição de 93,8 Ton. Co2.