ISQ apoia iniciativa do Instituto Camões para Moçambique
O ISQ acaba de assinar uma parceria com o Instituto Camões para a implementação da ação “Mais Emprego para os jovens de Cabo Delgado”, a qual decorrer até final de 2022. O objetivo é aumentar as oportunidades económicas da população de Cabo Delgado, em particular da sua população jovem, contribuindo para a melhoria do acesso ao trabalho em atividades relacionadas com a indústria do gás natural.
De recordar que o ISQ detém uma longa experiência de intervenção no mercado petrolífero e do gás em Angola, Brasil, Noruega, Países do Golfo e norte de África, onde presta serviços de inspeção, consultoria técnica, ensaios, formação de recursos humanos, para além de apoiar empresas nas áreas da certificação, inspeção e ensaio. Por isso mesmo “a parceria com o Instituto Camões neste sector de atividade e naquela região do Globo foi para nós natural, ficando muito honrados em poder contribuir para um futuro melhor dos jovens de Cabo Delgado ao nível da sua empregabilidade”, realça Pedro Matias, presidente do ISQ.
Enquanto instituição formadora e de certificação da qualidade, o ISQ irá dar apoio ao nível da assistência técnica, formação de formadores e capacitação institucional às entidades formadoras moçambicanas. Apoiará, assim, de forma qualificada as micro, pequenas e médias empresas moçambicanas ao nível da plataforma “certificar para competir” bem como o consultório “certificação PME Moçambicanas”, quer ao nível da capacitação técnica, quer da implementação de qualificações chave, definindo os respetivos conteúdos programáticos.
Com esta iniciativa espera-se impactar empresários da cadeia de valor da indústria do gás natural com operação em Cabo Delgado, equipas técnicas, professores, formadores, técnicos de formação e de emprego, orientadores profissionais, podendo vir a ser beneficiados centenas de jovens moçambicanos.
“+ Emprego” nasce da parceria entre a União Europeia e o Camões, I.P. e representa um compromisso europeu com o desenvolvimento e estabilidade da província de Cabo Delgado, tendo em atenção o agravamento da situação de segurança e humanitária naquela região.