ISQ continua na linha da frente da cadeia de frio das primeiras vacinas Covid-19 a chegar a Portugal
Tal como aconteceu a 23 de Dezembro com a vacina da Pfizer, o ISQ vai começar hoje os ensaios às arcas congeladoras que irão receber a vacina da farmacêutica MODERNA contra a Covid-19, que foi hoje aprovada para uso na União Europeia pela Agência Europeia do Medicamento. Neste caso, as arcas deverão estar a -20ºC e os ensaios decorrerão no armazém central, na zona de Coimbra (Arazede).
De salientar que o ISQ já realiza avaliação da conformidade e ensaios a Dispositivos Médicos (DM) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), apoiando os fabricantes na execução do procedimento de avaliação de conformidade e na respetiva avaliação a submeter à autoridade de fiscalização.
O ISQ realiza ainda os ensaios de avaliação necessários às máscaras de uso comunitário, apoiando na elaboração do dossier de produto e no processo de certificação CWA.
Adicionalmente disponibiliza ao mercado o serviço COVID OUT. A COVID-19 pode ser transmitida por contacto com superfícies, onde o vírus pode permanecer ativo vários dias (Fonte OMS). O ISQ desenvolveu este serviço com vista à identificação, análise, avaliação e tratamento do risco de transmissão do Coronavírus SARS-CoV-2. Garantimos assim aos utilizadores dos espaços a confiança e segurança necessárias à sua utilização através de identificação de fatores de risco e pontos críticos, definição de um plano de amostragem para recolha e análise de amostras, com resultados em 48 horas, plano integrado de ações e monitorização da eficácia das medidas de controlo implementadas.
Em parceria com o Grupo ArtSana e o Colégio Atlântico o ISQ está ainda a realizar um estudo com vista a identificar a melhor metodologia a aplicar na medição da temperatura corporal. O objetivo passa por conseguir identificar períodos de febre e controlo de sintomas. Serão ainda realizados testes serológicos com vista a avaliar o grau de imunidade ao vírus covid-19.