ISQ é o mais recente parceiro da Fundação José Neves
O ISQ é o mais recente parceiro da Fundação José Neves de forma a apoiar os estudantes no acesso a formação ao longo da vida e na criação de competências para o Futuro.
A ISQ Academy associou-se ao Programa ISA (Income Share Agreement) da Fundação José Neves, para financiamento da formação e educação de todos os que procuram investir numa carreira profissional futura.
“Num ano difícil como este que estamos a viver, e em que o desemprego está a aumentar, o facto de podermos contribuir com formação de alto valor acrescentado e apoiada no quadro da Fundação José Neves, é para nós uma enorme satisfação e um motivo de orgulho”, salienta Pedro Matias, Presidente do Grupo ISQ.
O programa destina-se a todos os interessados, empregados e desempregados, que pretendam adquirir ou atualizar as suas competências (upskill ou reskill), para melhorar a sua carreira profissional ou empregar-se.
“O modelo “Share Agreement” é inovador já que permite o acesso a formação, aliviando a barreira inicial do investimento, ou seja, o pagamento das propinas. A ideia é estudar primeiro e ganhar competências, e só depois é que se retribui o valor da propina. A criação da Fundação José Neves é um projeto inovador e uma lufada de ar fresco para muitos jovens e por isso todos temos de impulsionar este desígnio do seu Fundador”, acrescenta o Presidente do ISQ, Pedro Matias.
Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves, explica as razões que levaram a Fundação a criar o Programa ISA FJN: “Nas últimas décadas, a sociedade e o mercado laboral, em particular, têm vindo a enfrentar profundas e rápidas transformações. Como consequência destas mudanças há novas profissões que são criadas, outras que desaparecem e outras ainda cujas funções se vão modificando ao longo do tempo. Precisamos, por isso, de preparar os portugueses para enfrentarem os desafios do futuro. Essa missão só poderá ser bem-sucedida se investirmos numa Educação focada nas competências que estão alinhadas com as necessidades do mundo do trabalho”.
Portugal passa a dispor assim também deste programa inovador para o acesso à educação, baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (Income Share Agreement). Dirigido aos estudantes e também a todos aqueles que já estão no mercado de trabalho, o ISA da FJN vai facilitar o acesso dos portugueses a cursos e formações onde existe uma grande necessidade de talento. O estudante só reembolsará este apoio, se e quando atingir as metas definidas.
Dos cursos de Formação Avançada disponibilizados pela ISQ Academy, elegíveis para candidatura a este Programa ISA destacam-se o curso de Automação, Robótica e Controlo Industrial, curso de Engenharia da Soldadura, Inspetor de Soldadura, curso de Coordenação de Soldadura para a EN 1090, curso de Engenharia da Qualidade, e curso de Lean Management.
A Formação Avançada da ISQ Academy, nomeadamente nas áreas de Gestão e STEM (Science, Technology, Engineering & Mathematic), “assegura níveis de empregabilidade elevados, associando estes cursos a um programa cuja missão é transformar Portugal através do desenvolvimento do potencial humano e conhecimento da sociedade”, refere Margarida Segard, Diretora da ISQ Academy.