ISQ RECONHECIDO PELO GOVERNO COMO CENTRO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
O ISQ está entre os primeiros 26 centros de tecnologia e inovação (CTI) reconhecidos pelo governo (Despacho nº 9799-A/2022 de 5 de agosto de 2022), que vão levar a ciência ao tecido empresarial português.
Foram recebidas 37 candidaturas a reconhecimento como CTI, válido por seis anos renovável, mas apenas 26 foram aprovadas nesta fase.
As entidades foram selecionadas por uma Comissão de avaliação independente, com base na capacidade técnica das instituições e no trabalho desenvolvido na transmissão de conhecimento ao tecido empresarial.
Estes CTI irão ajudar as empresas (PME) e associações empresariais a orientar a atuação para desafios atuais, como a transição climática e digital e a aplicação de novos materiais, e dinamizar a investigação aplicada e a inovação.
Esta aposta no conhecimento, direcionada sobretudo para as pequenas e médias empresas, visa melhorar a sua competitividade empresarial e garantir uma maior internacionalização da economia portuguesa com produtos de maior qualidade.
Assim, depois das anteriores infraestruturas tecnológicas iniciadas no início dos anos 90, Portugal vai agora contar com 26 centros de tecnologia e inovação (CTI) para fomentar a capacidade de inovação do país.
O objetivo é que esses centros sirvam de “interface” entre a ciência e a economia, levando o conhecimento às empresas de uma forma adaptada aos dias de hoje, com vista à criação de valor económico, contribuindo para a prossecução de objetivos de política pública, enquadrados nos domínios de especialização prioritários nacionais ou das regiões em que atuam.
No centro da visão para a Europa está o objetivo de liderança na tecnologia, inovação e competitividade económica, pelo que tem sido cada vez mais notório o desenvolvimento de estratégias ligadas à Investigação e Inovação favorecendo a igual especialização inteligente no quadro de competências e oportunidades dos territórios.
Em Portugal, a Inovação e a Competitividade surgem cada vez mais de interações entre agentes económicos e não económicos, onde são agregadas infraestruturas, recursos e competências em prol do desenvolvimento de novas soluções com procura tanto nacional como internacional.
Veja o conteúdo completo da Press Release