ISQ reforça, uma vez mais, a sua área de ambiente e sustentabilidade e é a primeira entidade nacional a prestar o serviço de Second Party Opinion para instrumentos de dívida sustentáveis
O ISQ é a primeira entidade portuguesa a apresentar um serviço de Second Party Opinion para o segmento de mercado de dívida que mais tem inovado nos últimos anos: os financiamentos sustentáveis.
Diferentes instrumentos têm surgido nos últimos anos tendo a temática dos critérios ESG – Environmental, Social and Governance. As Green Bonds ou obrigações verdes e as Sustainability Linked Bonds têm ocupado as preferências dos emitentes e dos bancos colocadores, mas já começa a ter relevância no mercado de capitais europeu as Social Bonds e as Climate Bonds.
Todas estas tipologias de obrigações constituem instrumentos representativos de dívida pública ou empresarial que, à semelhança das obrigações clássicas, conferem ao seu titular um direito de crédito face à entidade que as emite. Enquanto second party opinion, o ISQ vai atuar como consultor no terreno.
A particularidade deste tipo de financiamentos face aos financiamentos comuns ou obrigações clássicas, reside no facto de o capital subscrito pelos investidores ter que ser aplicado pelo emitente nos fatores ESG.
Desta forma, compromete-se o emitente a utilizar o capital obtido em projetos ou ativos relacionados com desenvolvimento sustentável, podendo ter diferentes singularidades nos fatores chave ESG, quer sejam ambientais, sociais ou fatores de governo das sociedades.
Atendendo à promoção da transparência e da credibilidade no processo de emissão destes instrumentos, algumas entidades têm vindo a estabelecer padrões comuns, como por exemplo os “Green Bond Principles” (GBP) ou “Sustainability-Linked Bond Principles” adotados por associações de entidades financeiras. Destacam-se destas entidades a International Capital Markets Association (ICMA), a Loan Market Association e a União Europeia como pioneiros no desenvolvimento contínuo destas orientações.
“Em resposta a esta necessidade do mercado, o ISQ – enquanto maior Centro de Interface Tecnológico de Portugal em serviços de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios, I&D e Inovação – apresenta-se como second-party opinion (SPO) que fornece tanto às Instituições Financeiras como aos Investidores a confiança e credibilidade de que os seus fundos estão alinhados com as principais frameworks de finanças sustentáveis e com os seus próprios objetivos”, explica João Safara, Administrador do ISQ.