ISQ selecionado pela Comissão Europeia para projeto GreenH2Atlantic
O Instituto de Soldadura e Qualidade foi selecionado pela Comissão Europeia na qualidade de I&D partner no âmbito do Green Deal, integrando um projeto de produção de hidrogénio verde de 100 MW em Sines.
Denominado GreenH2Atlantic, o projeto foi um dos três selecionados do programa de investigação e desenvolvimento Horizon 2020 – European Green Deal concebido para demonstrar a viabilidade do hidrogénio renovável numa escala de produção e aplicação tecnológica sem precedentes.
O ISQ, em consórcio com 13 outras entidades – de entre as quais se incluem a EDP e a GALP – utilizarão o financiamento de 30M€ para avançar com a construção da unidade de hidrogénio, localizada na central termoelétrica de Sines, em 2023, sendo que se prevê iniciar a sua operacionalização em 2025.
A inovação do Projeto é pautada não apenas pelo eletrolisador de 100 MW ser composto por módulos escaláveis de 8 MW com elevada capacidade para atingir a máxima eficiência, dimensão, vida útil e flexibilidade; mas também pelo sistema de interface composto por tecnologias de gestão avançadas que permitirão a ligação direta do eletrolisador a energia renovável híbrida local (solar e eólica).
O hidrogénio verde é apontado como um dos pilares do crescimento económico, sendo um vetor energético decisivo no processo de descarbonização dos principais setores da economia. Assim, este Projeto materializa a transição de uma antiga central de produção de energia a partir do carvão para uma inovadora unidade de produção de hidrogénio renovável, em linha com a estratégia e objetivos europeus de neutralidade carbónica.
Com a criação de um cluster de hidrogénio em Sines, o ISQ – através do projeto GreenH2Atlantic – contribuirá significativamente para os objetivos de sustentabilidade de Portugal, em geral, e da região, em particular, apresentando-o como um importante contributo para o cumprimento do roteiro de transição energética.
Veja o conteúdo completo da Press Release