PROJETO EUROPEU EM QUE O ISQ PARTICIPA POSICIONA ALENTEJO COMO POLO DE HIDROGÉNIO VERDE

O projeto europeu H2tALENT, com a duração de cinco anos, com o valor de 9M€, pretende posicionar o Alentejo como um pólo líder e reconhecido internacionalmente na área do hidrogénio verde, construindo uma rede global para partilhar conhecimento e promover a sustentabilidade na Europa. Trata-se de um consórcio com 29 parceiros de seis países (Portugal, Espanha, Alemanha, Luxemburgo, Inglaterra, Brasil), em que Portugal participa com o ISQ e outros parceiros.

O ISQ irá participar no estudo da valorização do oxigénio e do calor como subprodutos da eletrólise da água para a obtenção do hidrogénio. Irá ainda desenvolver ferramenta(s) de suporte à decisão para apoio no planeamento e operação de ativos, com vista à sua reconversão para utilização de hidrogénio”, explica Mário Ribeiro, coordenador da participação do ISQ neste projeto.

O H2tALENT é uma iniciativa ambiciosa, e centra-se na criação de um ecossistema integrado de hidrogénio, abrangendo toda a sua cadeia de valor, desde a produção até à distribuição para diversas aplicações dirigidas à indústria, mobilidade e edifícios.

Esta iniciativa “destaca não só o aspeto técnico do hidrogénio, mas também a dimensão humana e inovadora, enfatizando a abordagem abrangente do projeto para criar um ecossistema de hidrogénio verde sustentável e replicável”, realça Mário Ribeiro.

Na origem do projeto está a necessidade de encontrar soluções energéticas sustentáveis, promovendo o desenvolvimento e a implementação de tecnologias de hidrogénio. O projeto visa a descarbonização de vários sectores através da utilização de hidrogénio verde. O H2tALENT pretende assim, garantir a escalabilidade e a replicabilidade dos seus resultados.

ISQ no Hidrogénio

ISQ iniciou a sua atividade na área do hidrogénio em 2004, através da participação no pioneiro e emblemático projeto europeu Naturalhy que investigou os efeitos da introdução de misturas de hidrogénio com gás natural para transporte na rede europeia de gás natural.

O projeto Naturalhy incidiu especialmente nas componentes de avaliação de materiais, metodologias de inspeção, de avaliação de risco e adequação das instalações existentes à introdução de misturas de gás natural com hidrogénio.

A oferta de soluções do ISQ para o Hidrogénio Verde é abrangente, cobrindo as várias fases da cadeia de valor: Produção, Distribuição e Utilização e tem como foco a maximização da segurança, fiabilidade e sustentabilidade.

SOBRE O ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, que entrega valor através de soluções integradas e inovadoras de serviços de engenharia, inspeção, ensaios, testes e capacitação.

Presente em 14 países e com 7 escritórios em Portugal, o ISQ apoia os seus clientes na redução do risco, melhoria do desempenho operacional e aumento de competitividade.

A atividade desenvolvida é suportada por uma rede de Empresas do Grupo, um conjunto de Laboratórios Acreditados e equipas multidisciplinares que ajudam os clientes a alinhar os seus objetivos de negócio com a regulamentação e normas aplicáveis e no cumprimento das suas metas nas áreas da qualidade, segurança, gestão de ativos e responsabilidade ambiental e social.

Indústria, Tecnologia e Inovação são as premissas que pautam o trabalho desenvolvido pelo ISQ, que contabiliza já mais de 500 projetos internacionais de Inovação e mais de 17.000 cursos de formação profissional.

O ISQ dá suporte ao desenvolvimento e inovação na indústria a uma escala global, com soluções de serviços para os setores de Oil & Gas, Energia, Aeronáutica e Aeroespacial, Indústria de Processo, Saúde, Mobilidade e Smart Cities, Transportes e Infraestruturas e Agroindústria.

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO ISQ

Carla Guedes      | cmguedes@isq.pt          | 919 211 647