Easy Platform

Programa EU: COMPETE 2020

Coordenação: EPTUNE ENGINEERING, LDA.

Parceiros: ONROPE, Unipessoal, Lda., ISQ

Ano de Início:  2020 

Duração: 2 anos

website: 

Contacto ISQ:

Setores: Bens de equipamento, Energia, Indústria, Outras Indústrias

Designação do projeto: Easy Platform – Desenvolvimento de soluções inovadoras para acesso suspenso multi-weather

Código do projeto: POCI-01-0247-FEDER-039724

Custo Total: 302.966,82 €

Valor de financiamento: 218.405,75 € (FEDER)

Região de Intervenção: Norte; Centro; Lisboa; Alentejo

Data de início: 01/02/ 2020

Data de conclusão: 31/01/2022

 


RESUMO:

Atualmente, o acesso exterior a torres eólicas, para inspeção e manutenção, é feito maioritariamente por plataformas metálicas, estes sistemas de acesso só recentemente foram adaptados à geometria das pás e torres e estão muito limitados quanto às condições meteorológicas durante as quais se podem operar, de tal maneira que tipicamente só podem ser usados em cerca de 35% dos dias do ano. É imediato depreender que esta limitação cria grandes perdas económicas na produção energética do aerogerador que pode ficar inoperacional durante dias ou semanas. Quer os OEM?s, quer os donos dos parques tem sofrido muita pressão para baixar os custos de produção de energia e consequentemente os custos de manutenção associados a paragens indesejadas que têm um impacto significativo nesses custos. Assim o projeto EasyPlatform pretende desenvolver as tecnologias acessórias que permitirão que os trabalhos em altura possam decorrer em condição multi-weather. Para atingir este objetivo uma série de soluções inovadoras são propostas, através destas soluções passará a ser possível o número de dias/ano seja duplicado para 70%. Estas soluções irão, numa primeira fase, revolucionar a forma como é feita a operação e manutenção preventiva e reativa na indústria eólica, gerando valor no mercado O&M avaliado em 13.7 biliões de dólares (2016).

 

OBJETIVOS:

  1. Investigar e desenvolver soluções que permitam realizar operações de manutenção em pás e torres em condições meteorológicas adversas, tais como chuva, humidade relativa elevada, vento moderado, período nocturno. E assim, aumentar os dias do ano em que é possível executar operações de manutenção de 35% para 70%.
  2. Investigar e desenvolver novas competências científicas em áreas estratégicas para o crescimento das empresas deste consórcio.
  3. Apresentar ao mercado novas soluções que nos destaquem da concorrência.
  4. Investigar e desenvolver uma camara de aplicação rápida e flexível, que permita criar uma atmosfera protegida a nível de chuva e controlada ao nível da humidade e temperatura, e que envolva: a região a ser reparada, os técnicos e os equipamentos necessários.
  5. Investigar e desenvolver sistemas de ancoragem secundários, à torre e á pá, que permitam estabilizar e mobilizar a plataforma sob a influência de vento até 13m/s.
  6. Realização de um conjunto de testes e ensaios necessários à verificação da viabilidade das soluções tecnológicas

 

 

Este projeto recebeu apoio do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE2020.