I2AM

Programa EU: COMPETE 2020

Coordenação: AEROMEC-MECANICA DE AERONAVES S.A

Parceiros: ASSOCIAÇÃO C.C.G. / ZGDV - CENTRO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA, ISQ

Ano de Início:  2021 

Duração: 2 anos

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Contacto ISQ:

Setores: Aeronáutica / Aeroespacial, Fabrico Aditivo, Indústria, Outras Indústrias, Transportes e infraestruturas

 

Designação do projeto: I2AM – Intelligent Immersive Aircraft Modification

Custo Total: 5.885.598,28 €

Valor de financiamento: 873.233,23€ (FEDER)

Código do projeto: Projeto n.º 070189

Data de início: 01-02-2021

Data de conclusão: 30-06-2023

Este projeto recebeu apoio do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, Programa Operacional Regional de Lisboa (Lisboa 2020), Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020)

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RESUMO:

O projecto I2AM visa a modernização e avanço tecnológico através da inovação e das novas tecnologias de informação, da indústria aeronáutica no contexto da manutenção industrial e ainda de modificação de aeronaves.

Os principais temas de investigação e desenvolvimento para aplicação no projeto são:

1) algoritmos e métodos de visão por computador e Inteligência Artificial
2) simulação com base em digital twin
3) digitalização e aplicação de tecnologias de realidade mista, aumentada e virtual
4) processos e tecnologias de prototipagem rápida e “3D printing” aplicadas à modificação de aeronaves
5) fatores humanos e usabilidade da tecnologia na indústria aeronáutica
6) digitalização de processos e documentação (implementação de sistemas de gestão de informação)
7) conformidade com a regulamentação aeronáutica civil (Part-145)
8) obtenção dos importantes certificados para posterior implementação industrial (DOA)

O consórcio propõe-se assim a aplicar diversas novas tecnologias disruptivas que trazem ao ambiente de manutenção industrial da aeronáutica, diversas vantagens principalmente na otimização de processos, redução de tempos de operação e “downtime” de aeronaves, redução de custos, auxílio à execução de tarefas de manutenção ou formação de novos recursos humanos e ainda contribuir para a digitalização do tecido empresarial no sentido de adotar filosofias “paperless” e de gestão centralizada de informação.

Os desafios do projeto incluem ainda a necessidade de manter todo o desenvolvimento tecnológico em total conformidade com os elevados padrões de regulamentação aeronáutica em geral. A inovação empregue terá de introduzir estas novas tecnologias em áreas tipicamente pouco permissivas a novas ideias e ferramentas, devido ao enorme conjunto de regras que devem ser respeitadas.

Neste sentido o projeto visa ainda além de introduzir a inovação, de a fazer também valer do ponto de vista industrial uma vez que um dos grandes objetivos é permitir que seja emitida a importante certificação DOA, tendo em conta a utilização destes novos recursos tecnológicos.

RESULTADOS:

  • Melhoria e otimização de processos por implementação de novas tecnologias: algoritmos de Inteligência Artificial, simulação com base em digital twin, digitalização e aplicação de tecnologias de visão por computador (AR e VR)
  • Processos e tecnologias de prototipagem rápida e “3D printing” aplicadas à modificação de aeronaves e equipamentos
  • Execução de estudos sobre fatores humanos e usabilidade da tecnologia na indústria aeronáutica
  • Digitalização da informação e adoção de metodologias “paperless” no contexto industrial
  • Conformidade com a regulamentação aeronáutica civil (Part-145)