logo purenano.PNG

PURENANO

Programa EU: 

Coordenação: ISQ

Parceiros: 

Ano de Início:  2019 

Duração: 3 anos

Contacto ISQ:

Setores: Indústria

Designação do projeto: A purification/regeneration process of spent plating baths base on functionalized magnetic nanoparticles

Custo total elegível: 337.500,00€

Valor de financiamento: 337.500,00€ (FEDER)

Código do projeto: 821431

Data de início: 01-06-2019

Data de conclusão: 30-11-2022

Este projeto recebeu apoio do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Modelos Barras FUNDOS v04 3logos FEDER

O projeto PureNano visa o desenvolvimento de um sistema de purificação, capaz de remover contaminantes do banho de galvanização, usando nanopartículas magnéticas funcionalizadas (MNPs).

 

A abordagem por Safe by Design, Segurança das Linhas piloto e NanoSegurança no PureNano projeto.

A utilização nanopartículas no projeto Purenano, determinou que fosse efetuada uma análise e gestão do risco para a saúde humana às Linhas Piloto.  Essa análise foi desenvolvida no âmbito de duas tarefas importantes do projeto onde foi aplicada a abordagem Safe-by-Design e o desenvolvimento de uma estratégia para melhorar a segurança das linhas piloto.

O ISQ, o “Instituto de Soldadura e Qualidade”, foi responsável por estas tarefas e forneceu recomendações específicas sobre a segurança das linhas piloto (LPs) e do sistema de purificação.

A abordagem Safe-by-Design foi implementada graças à estreita colaboração com os parceiros do projeto responsáveis pelas atividades técnicas (Captive, Gaser e Cnano), desde a produção das MNPs, até a sua utilização nas linhas piloto. Os parceiros forneceram informações relacionadas com i) substâncias utilizadas nos processos ii) condições de operação, iii) tarefas e local de trabalho e iv) controlos de exposição (recintos e ventilação) que foram utilizados para realizar a análise de perigos e a avaliação de risco e sustentabilidade.

purenano

A Análise Preliminar de Perigos mostrou que os riscos encontrados são aqueles relacionados com a galvanoplastia e indústrias químicas. Ao comparar os processos com galvanoplastia convencional e laboratórios químicos, a principal diferença em termos de riscos está relacionada com uso de nanomateriais.

Um levantamento dos requisitos do REACH foi compilado para aconselhar sobre o cumprimento das obrigações do REACH, incluindo questões de nanomateriais. A abordagem Safe-by-Design também foi aplicada nas linhas piloto Cnano, Captive System e Gaser.

Em relação ao risco associado aos MNPs produzidos em pó, a Captive System decidiu fornecê-los dispersos em solução, que é uma medida de risco categorizada como “substituição” na hierarquia de controle. Isso implica uma redução do nível de risco quando comparado aos MNPs manipulados na forma de pó.

Tanto para a CaptiveS quanto para o Creative Nano, as suas escalas de laboratório e linha piloto reduzem o risco de dispersão em aerossol de MNPs, dando a eles um baixo risco de segurança.

No entanto, no Gaser PL, o uso de quantidades maiores de MNPs no sistema de purificação em tanques abertos pode representar um risco à segurança. Nesta LP a aplicação da ferramenta de banda de controle Stoffenmanager recomenda que estes recipientes sejam fechados, devendo ser aplicada ventilação geral.