spire

 

Acrónimo: SPIRE-SAIS

Designação do projeto: Skills Alliance for Industrial Symbiosis: A Cross-Sectoral Blueprint for a Sustainable Process Industry

Código do projeto: 612429-EPP-1-2019-1-DE-EPPKA2-SSA-B

Custo Total: 3.954.198,00 € (Elegível Total para todos copromotores)

Valor de financiamento: 3.954.198,00 € (Incentivo Total)

 


OBJETIVOS

A indústria europeia (e global) tem muitos desafios económicos, tecnológicos e digitais. Associe estes desafios ao aumento da eficiência energética e às demandas ambientais, e a necessidade de atualizar continuamente o perfil de qualificação, conhecimento e competências da força de trabalho torna-se evidente.

Uma intervenção ao nível da UE para abordar a escassez de competências em Simbiose Industrial e eficiência energética é fundamental para a indústria de consumo energético intensivo, além de capacitar os cidadãos da UE com o conjunto de ferramentas necessárias para futuros perfis profissionais. Portanto, são necessárias qualificações, conhecimentos e competências atualizados para apoiar a colaboração intersectorial e as atividades de Simbiose Industrial.

A missão do projeto é promover um ajuste proativo e orientado pela indústria para atender à demanda de competências futuras nos sectores da SPIRE, desenvolvendo novas aptidões para revelar o potencial de transformação digital nas empresas.

Os objetivos do projeto são:

  • Desenvolver uma estratégia pró-ativa de competências, orientada para a indústria, focada na simbiose industrial – urbana e na eficiência energética, para os dez sectores da SPIRE (produtos químicos, aço, engenharia, metais não ferrosos, minerais, água, cimento, cerâmica, refinarias e papel).
  • Antecipar novas demandas de aptidões e competências e promover atividades práticas proativas que atendam aos requisitos futuros das indústrias de consumo energético intensivo.

Isso será realizado pelo:

  • Desenvolvimento de módulos e ferramentas para consciencialização da simbiose industrial-urbana
  • Desenvolvimento de novas aptidões e competências para a implementação prática da simbiose industrial-urbana

 

 

RESULTADOS ESPERADOS

  • Um plano para uma estratégia a longo prazo, orientada para a indústria, focada na simbiose industrial-urbana e competências digitais
  • Ajustes proativos à força de trabalho para permitir a implantação e implementação de novas tecnologias para otimizar processos
  • Monitorizar e encurtar o tempo de implementação de qualificações relevantes para os sectores nos sistemas nacionais de Educação e Formação Profissional (EFP)
  • Desenvolver e promover o intercâmbio de módulos, ferramentas e experiências na implementação da nova agenda e estratégia de competências
  • Divulgação do projeto SPIRE-SAIS e enfoque na discussão e comparação de soluções com as de outros sectores.
  • Implementação efetiva de atividades sobre competências a nível regional, nacional e europeu

 

 

 


O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.

 

erasmus plus