inovação e I&D
O nosso ADN
A Investigação & Desenvolvimento e Inovação é uma das chaves no percurso do ISQ ao longo dos seus cerca de 50 anos de existência.
Essa característica assenta numa contínua antecipação das necessidades do meio empresarial e no desenvolvimento de adequadas capacidades de resposta, alicerçadas em 3 aspectos fundamentais:
- Instalações adequadas
- Equipamento tecnologicamente avançado
- Recursos humanos de elevado nível
Em colaboração com mais de 1200 parceiros nacionais e internacionais, industriais e académicos, o ISQ promove a transferência de tecnologia para a indústria, contribuindo para uma maior sustentabilidade e desenvolvimento do tecido empresarial.
Como resultado das atividades de I&D, merecem destaque as recentes aplicações de tecnologia de “Phased Array” automatizado e Ondas Guiadas em instalações da indústria petrolífera em Portugal e a nível internacional, a aplicação da avaliação do ciclo de vida e do “Eco-Design” no desenvolvimento de novos produtos sustentáveis, a monitorização inteligente de sistemas de proteção catódica e a caracterização e controlo de revestimentos e a utilização da tecnologia de “Phased Array” automatizado em tanques de Gás Natural Liquefeito (GNL).
Centros de Investigação e Desenvolvimento + Inovação
A atividade de I&D+I do ISQ está articulada em quatro centros, que endereçam as áreas prioritárias.
O ISQ foi parceiro ou coordenador em mais de 500 projetos de I&D (desde a década de 80) e participa nos Programas IXV (veículo de reentrada da Agência Espacial Europeia), ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor), CERN (Large Hadron Collider), projetos ALMA e E-ELT (European Extremely Large Telescope) da ESO (European Southern Observatory).
No ranking anual das 100 empresas com mais despesa em atividades de I&D em Portugal, publicado pelo GPEARI (Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais) a partir do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional, o ISQ tem-se consecutivamente situado, no período compreendido entre 2007 e 2009, entre os 50 primeiros.
Neste período apresentou um investimento médio próximo dos 5 milhões de euros e em 2009 classificou-se em 6º lugar, quando se considera o número de doutorados afetos a atividades de I&D, medido em Equivalente a Tempo Integral (ETI).
ITER
O ITER está em construção em Saint-Paul-lez-Durance (Cadarache), sul da França. Os edifícios e a infraestrutura necessários para o “First Plasma” estão 75% concluídos, estando em curso a montagem do equipamento. Prevê-se a conclusão da primeira fase no final de 2025 com o “First Plasma”.
A partir de 2025, serão realizadas experiências com aumentos graduais de potência, alternando com períodos de desenvolvimento do processo. O arranque à potência total está previsto para 2035.
Equipas Alocadas
PORTUGAL · Oeiras
1 · DIVERSOS INSPETORES REALIZAM INSPEÇÕES PONTUAIS NOS VÁRIOS FORNECEDORES DA F4E
ESPANHA · Sede da F4E (Barcelona)
2 · MAGNETS, IN VESSEL, QUALITY TEAM
FRANÇA · ITER Site (Cadarache)
3 · MAGNETS, QUALITY TEAM, PF COILS
4 · CNIM (LA SEYNE SUR MER) — TF COIL
5 · ATMOSTAT (PARIS) — IN VESSEL
ITÁLIA · Walter Tosto (Chieti)
6 · VACCUM VASSEL, CASSETE BODY
7 · MAGGIAROTTI (MONFALCONI) — VACCUM VESSEL
8 · SIMIC (PORTO MARGHERA) — MAGNETS
CERN
Uma equipa do ISQ acompanhou durante vários anos a fabricação e instalação de diversos componentes, acessórios e várias estruturas deste que é considerado um dos maiores projetos de investigação da atualidade. Aqui, tudo começa numa “simples” garrafa de hidrogénio — “The Bottle to Bang”.
ESA
Ao longo dos últimos anos, o ISQ e a ESA têm sido parceiros em diversos projetos, destacando-se recentemente a avaliação da disponibilidade e adequabilidade de tratamentos de superfície alternativos aos contendo crómio hexavalente.
CNES / ARIANESPACE — KOUROU
Desde 2003 que uma equipa integra o serviço de garantia da qualidade, atuando nas áreas da Qualidade Solo, Fluidos e Mecânica, Segurança, Qualidade Bordo e Satélites. Mais uma vez, o hidrogénio funciona aqui como combustível do andar principal do Ariane 5.
ESO
A participação atual do ISQ no projeto ELT (Extremely Large Telescope) consiste na permanência de uma equipa na Garantia da Qualidade em Garching (Munique), sede do ESO. O ELT terá um espelho principal de 39 metros de diâmetro composto por 798 segmentos. O telescópio será o maior alguma vez construído e ficará instalado em Cerro Armazones, perto do Paranal, Chile.
Mais Projetos de I&D+i
NANOSENSORES
Parceiros: ., .
Setor do Projeto:
NATAL
Parceiros:
Setor do Projeto:
SW4E
Parceiros:
Setor do Projeto:
OSTEOMED
Parceiros:
Setor do Projeto:
INTRAIN
Parceiros:
Setor do Projeto:
SyM
Parceiros:
Setor do Projeto: