ISQ na Ponte 25 de Abril – Substituição dos Aparelhos de Apoio do Pilar 5
A ligação do ISQ à Ponte 25 de Abril iniciou-se nos finais da década de 80, tendo-se mantido até ao presente, podendo no entanto distinguir-se 3 fases diferentes de intervenção:
- A 1ª fase que consistiu na avaliação do estado geral da obra de arte, em colaboração com o projectista e sob orientação do GECAF, entre 1989 e 1991.
- A 2ª fase que correspondeu ao periodo de execução dos trabalhos de Instalação do Caminho de Ferro na Ponte e no Viaduto e durante a qual o ISQ assegurou a Fiscalização dos trabalhos, entre 1996 e 1999.
- A 3ª fase depois de concluída a Instalação do Caminho de Ferro e que consiste na inspecção permanente a todos os elementos constituintes da Ponte e do Viaduto e na Fiscalização dos trabalhos de conservação entretanto executados, nomeadamente de Substituição das Juntas de Dilatação Rodoviária e dos Aparelhos de Apoio da Ponte, após o ano de 1999.
A substituição dos aparelhos de apoio dos Pilares P1, P2, P5 e P7 ocorreu no ano de 2004, e após a instalação dos novos aparelhos de apoio, o ISQ tem assegurado a respetiva monitorização, através de uma inspeção rigorosa e da medição das folgas entre as superfícies de deslizamento e os mesmos.
No final do ano de 2020, na sequência da inspeção dos aparelhos de apoio do Pilar 5, observaram-se valores que refletiam a necessidade de substituição dos discos MSM existentes no interior destes aparelhos de apoio, atividade que se realizou no mês de julho de 2021.
Esta operação decorreu durante o período de interdição da circulação ferroviária e exigiu uma coordenação rigorosa entre as diversas equipas intervenientes. As etapas principais deste processo foram:
– Desmontagem das proteções dos aparelhos de apoio do Pilar 5;
– Transporte do aparelho de apoio de reserva do estaleiro para a plataforma existente no Pilar 5;
– Elevação da Viga de Rigidez aproximadamente de 3mm;
– Remoção do aparelho de apoio existente e das respetivas chapas de deslizamento;
– Montagem das novas chapas de deslizamento;
– Montagem do aparelho de apoio de reserva;
– Descida da Viga de Rigidez até à cota inicial;
– Observação global do aparelho de apoio; – Transporte do aparelho de apoio removido para o estaleiro, para ser acondicionado para ficar apto para uma substituição posterior.
ISQ na Ponte 25 de Abril – Substituição de uma travessa da Via Férrea da Ponte Suspensa
O ISQ tem em permanência na Ponte 25 de Abril uma equipa de colaboradores que assegura a monitorização desta obra de arte, através da inspeção e avaliação de anomalias existentes, com vista à sua reparação. No âmbito desta prestação de serviços, a inspeção da Via Férrea é de extrema importância.
Na sequência de um pequeno incêndio que afetou uma das travessas da Via Férrea da Ponte 25 de Abril, foi agendada a respetiva substituição que ocorreu no mês de julho de 2021. Uma vez que esta atividade requer interdição da circulação ferroviária, o trabalho decorreu durante o período noturno, entre as 2h e as 5h.
Esta atividade foi assegurada pelo prestador de serviços da Infraestruturas de Portugal, Sacyr Neopul, S.A, responsável pela manutenção da Via Férrea e compreendeu as seguintes fases:
– Remoção das fixações da travessa a substituir;
– Remoção das frações de passadiço de fibra de vidro necessárias para a remoção da travessa a substituir;
– Remoção da travessa a substituir;
– Elevação do carril de rolamento de modo a permitir a movimentação da travessa a instalar;
– Colocação da travessa a instalar;
– Descida do carril de rolamento até à posição inicial;
– Colocação das fixações na travessa instalada.
Foi a primeira vez, desde o ano de 1999 – ano de conclusão da instalação da Via Férrea na Ponte Suspensa e início da circulação ferroviária nesta obra de arte – que se efetuou uma operação de substituição de uma travessa. A atividade decorreu de acordo com o previsto e a operação foi um sucesso.