Potenciar o paradigma Indústria 4.0

O auditório da Sanjotec, em S. João da Madeira, recebeu, esta quarta-feira, 14 de Março, um dos workshops que o Grupo ISQ está a promover para a apresentação do projecto SIM4.0, que visa a transferência de conhecimento científico e tecnológico sobre Sistemas Inteligentes de Monitorização (SIM) para o tecido industrial nacional.
Sobretudo direccionado para as PMEs e para a sua capacitação para a adopção do paradigma Indústria 4.0, com incidência em três sectores alvo tradicionais (bens de equipamento, componentes e agroalimentar), este projecto conta com o apoio do Portugal2020, representando um investimento na ordem dos 572 mil euros. Além de S. João da Madeira, Castelo Branco e Évora acolheram estes eventos de apresentação.
Helena Gouveia, Coordenadora do Projecto SIM4.0, explica que, “para além de melhorar o conhecimento das PME sobre os conceitos do paradigma i4.0, pretende-se que este projeto permita a aproximação entre as comunidades científica e industrial”, através da “demonstração em cenários industriais reais de resultados científicos e tecnológicos obtidos em ambiente controlado (laboratório), no decorrer de projetos de I&D”.
Presente na abertura do workshop, o presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, apresentou a Sanjotec como um “caso de êxito absolutamente assinalável no contexto dos parques de ciência e tecnologia do nosso país e mesmo da Península Ibérica”, onde está criado um importante “ecossistema”, onde já se pratica a  “transferência de tecnologia” entre as empresas ali sedeadas e também com um “grande envolvimento de parceiros”.
Jorge Sequeira apresentou também outros importantes equipamentos da cidade, como a Oliva Creative Factory ou o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e, sublinhando que no município “há muitas coisas a acontecer” nas áreas da inovação e tecnologias, o autarca considerou que “S. João da Madeira é um ambiente adequado para receber iniciativas” como este workshop de apresentação do Projecto SIM4.0.
“Um pequeno território, mas muito grande em valor”, sublinhou o edil, lembrando que S. João da Madeira se afirmou “por via da sua capacidade empreendedora”.
O encerramento do workshop contou com a presença da secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, que apontou o SIM4.0 como “um dos muitos e muito interessantes projectos me que o ISQ está envolvido”, considerando que o “tema da Indústria 4.0 é fundamental” para o desenvolvimento económico.

 

Leia o artigo completo em O Regional:

http://www.oregional.pt/pt/newspaper/3692/economia/potenciar-o-paradigma-industria-4-0.html

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *