
O ISQ e a Certificação
O ISQ tem implementado um sistema decertificação de soldadores/operadores de soldadura que cumpre os requisitos da Norma NP EN ISO/IEC 17024. O organismo responsável pela certificação de soldadores directamente dependente do Conselho de Administração é o OCS/ANB, Organismo de Certificação de Pessoas Sectorial /Authorized National Body.
O ISQ possui os meios humanos e laboratoriais acreditados pelo IPAC, sem necessidade de recorrer a entidades externas para a Certificação de Soldadores. É também Organismo de Normalização Sectorial – ONS na área da Soldadura.
Certificação de soldadores e operadores de soldadura
Sendo a soldadura considerada um "processo especial" importa assegurar que o pessoal executante possui e mantém os conhecimentos e a habilidade necessários à execução de soldaduras com a qualidade exigida.
A Certificação de Soldadores/Operadores de Soldadura tem como objectivo garantir que o soldador/operador domina o processo de soldadura e os materiais envolvidos, sendo capaz de produzir soldaduras com qualidade.
O ISQ fornece o serviço de certificação de soldadores e operadores de soldadura de acordo com normas internacionais, códigos de construção ou especificações particulares de clientes emitindo certificados reconhecidos em todo o espaço Europeu e também em muitos outros países.
Modo de actuação
• Recepção do pedido de certificação
• Análise e resposta do pedido de certificação
• Marcação do exame de certificação
• Realização de Exame, onde se inclui:
- Soldadura do corpo de prova
- Inspecção visual
- Ensaios não destrutivos
- Ensaios destrutivos incluindo maquinagem dos provetes
•
Emissão de certificados ou declaração de reprovação
Temos um processo de apelos relativos a exames e decisão de certificação ao qual poderá recorrer se assim o entender. Para isso basta enviar esse pedido para OCS@isq.pt, ao qual se seguirá uma análise do respectivo processo e respectiva resolução.
Os apelos deverão ser apresentados num prazo de quatro semanas, após a constatação dos factos que o motivaram.
Caso tenha uma reclamação relativamente à actuação de um Soldador Certificado, ou que de alguma forma esteja relacionada com a actividade de certificação de soldadores, poderá enviar a reclamação para OCS@isq.pt. Uma vez recebida a reclamação, está será devidamente analisada.
Caso deseje receber informação relativa a uma Pessoa certificada por nós, entre em contacto connosco e teremos todo o gosto em fornecer-lhe essa informação.
Requisitos necessários à certificação
O acesso à certificação como soldador é garantido a qualquer pessoa que requeira a mesma desde que satisfaça os requisitos definidos em baixo e nas condições de certificação a utilizar:
1. O candidato deverá ter a idade mínima legal para entrar no mercado de trabalho.
2. Demonstrar antes do início do exame que realiza com à vontade a preparação e a utilização dos meios que vai utilizar durante o exame de certificação (na altura do exame o inspector de soldadura faz a verificação. A validação desta verificação é demonstrada pela permissão para iniciar o exame).
O ISQ é uma entidade autorizada para realizar certificação de soldadores com base nas seguintes normas:
• EN 287-1
• EN ISO 9606-1
• EN ISO 9606-2
• EN ISO 9606-3
• EN ISO 9606-4
• EN ISO 9606-5
• EN ISO 14732
• ASME IX
• API 1104
Os Certificados emitidos segundo as Normas Referidas seguem o pressuposto para a certificação de soldadores de acordo com a Norma NP EN ISO/IEC 17024, mantendo um compromisso de imparcialidade em todas as actividades de certificação de soldadores.
O exame de certificação de soldadores/operadores de soldadura pode ser realizado nas instalações dos requerentes ou nas instalações do ISQ.
Atualizações Normativas
Nos últimos anos na área de certificação de soldadores/operadores houve duas actualizações de referência em normas, nomeadamente a implementação da norma EN ISO 9606-1:2013 (que veio substituir a norma EN 287-1:2011 para a certificação de soldadores de aço) e a implementação da norma EN ISO 14732:2013 (que veio substituir a norma NP EN 1418:2002 para a certificação de operadores de soldadura).
Caso deseje manter os seus certificados de acordo com as normas EN 287-1:2011 ou NP EN 1418:2002 e estes satisfaçam as suas necessidades, poderá fazê-lo sem necessidade de realizar nenhum ensaio adicional, mas caso deseja actualizar o seu certificado, veja as suas opções:
• Se for soldador certificado de acordo com a norma EN 287-1:2011 ou operador de
soldadura de acordo com a NP EN 1418:2002 e caso o certificado (ainda válido) esteja a caducar, saiba que o poderá revalidar de acordo com a norma EN ISO 9606-1 ou norma EN ISO 14732 (o que for aplicável), ficando com um certificado renovado de acordo com a nova norma, cuja gama de validade será de acordo com a nova norma de certificação. Para mais informações contacte-nos.
• Se for portador de um certificado de soldador EN 287-1:2011, saiba que o pode
actualizar para um certificado de acordo com a EN ISO 9606-1:2013. Ao avançar com este processo ficará com um certificado de acordo com a norma EN ISO 9606-1:2013 cuja data de validade será a mesma do seu certificado original e a sua gama de validade de actuação será de acordo com a nova norma EN ISO 9606-1:2013. Para mais informações contacte-nos.
Outras normas ou códigos e Especificações particulares
O ISQ certifica soldadores segundo Normas específicas do cliente na condição de, após uma análise processual dos documentos elegidos como base para a certificação, os mesmos serem considerados tecnicamente correctos. Neste caso, os Certificados de Soldador emitidos não conterão o símbolo do IPAC. |